Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mulheres precisam “assinar os cheques” para mudar estatísticas, diz Serena Williams

    Durante palestra em São Paulo, uma das maiores tenistas do mundo falou sobre suas inspirações e deu conselho para mulheres investidoras

    João Veiga, CNN

    Carol RaciunasLetícia Vidicada CNN

    São Paulo

    Ouvir notícia

    Durante a última palestra da Expert XP 2022, realizada na quinta-feira (4) em São Paulo, a empresária americana Serena Williams disse que os investimentos a ajudaram a atingir a independência financeira. O evento levantou debates sobre investimento, empreendedorismo, tecnologia, ESG e ações inovadoras. A empresária e campeã 23 vezes em Grand Slam deu conselhos para mulheres que, assim como ela, lutam para conquistar mais espaços.  

    Williams trouxe ao discurso uma das suas grandes paixões: o esporte. Ela contou que usa as habilidades do tênis nos investimentos, com os quais começou a trabalhar há 9 anos. Para isso, estudou em São Francisco, inspirada pela alma de empreendedor do pai e motivada pela mudança do padrão de baixo investimento destinado a mulheres. “A única maneira de mudar estatística é quando tem uma mulher assinando um cheque”, afirmou ao reforçar como os desafios são maiores de gênero. 

    Citando um caso de empreendedorismo, provocou ao lembrar a falta de representatividade negra e feminina em lugares de protagonismo no mercado de trabalho. E para dar força a quem quer entrar no mundo do investimento, Williams disse que é importante começar estabelecendo objetivos e, assim como a atleta, ter o espírito competitivo de nunca desistir, nunca parar. 

    Ainda durante a palestra, ela contou sobre a experiência de produzir o filme King Richards: “As pessoas puderam ver o meu pai sobre uma luz verdadeira. Will Smith fez um trabalho excelente ao representá-lo”. Seu pai, como contou, foi uma grande inspiração que frequentemente a incentivava a organizar a sua vida para conquistar seus objetivos, porque “se você não se planejar, já já estará planejando fracassar”.

    Serena Williams comemora com pai, Richard, e irmã, Venus, conquista de Wimbledon
    Serena Williams comemora com o pai, Richard Williams, e irmã, Venus Williams, após final de simples de Wimbledon / PA Images via Getty Images

    A figura paterna não foi a única a ganhar relevância em sua vida: sua mãe também teve papel essencial na carreira. Exigente, foi quem a ensinou a batalhar e entender um conselho que ela segue até hoje e dá para os fundadores que as procuram: é preciso ter autenticidade. Mas isso, em meio aos desafios, deve contar com uma ótica humanizada sobre os negócios, agindo com resiliência. “Eu tive que desenvolver resiliência, tive que aprender a batalhar. É um exercício.” 

    Nesse sentido, Williams lembrou da importância de equilibrar a vida profissional e a pessoal, o que, principalmente para mulheres negras que lutam pela conquista de estabilidade, é um desafio. Finalizando a palestra, deu um conselho às mulheres: “Curtam o que vocês fazem. Sejam gentis com todos.” 

    Mais Recentes da CNN