Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não haverá excesso de gastos nem irresponsabilidade fiscal, diz Bolsonaro

    Presidente falou a empresários em fórum nos Emirados Árabes, com a transmissão de vídeo gravado

    Presidente Jair Bolsonaro
    Presidente Jair Bolsonaro Ueslei Marcelino/Reuters

    Do CNN Brasil Business*

    Ouvir notícia

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (23), em vídeo transmitido durante um fórum empresarial dos Emirados Árabes Unidos, que não haverá excesso de gastos nem irresponsabilidade fiscal neste ano em seu governo.

    “Queremos um crescimento com oportunidades de curto, médio e longo prazos não só para os empreendedores presentes neste fórum, como também para todo o conjunto da comunidade empresarial. Estejam seguros. Não haverá excesso de gastos e nem irresponsabilidade fiscal”, afirmou Bolsonaro no vídeo gravado para a quarta edição do Fórum Global de Negócios da América Latina.

    O presidente falou ainda do crescimento de 4,6% da economia brasileira em 2021, após retração no ano anterior. Segundo ele, o governo “direcionou grande volume de recursos para evitar uma retração econômica e social mais grave” e citou a inflação como um desafio para este ano.

    “Sabemos que não há crescimento sustentado sem pleno controle da inflação. Estamos trabalhando com a cautela necessária para garantir a continuidade do crescimento ao longo dos próximos anos”, afirmou Bolsonaro.

    Segundo a previsão de economistas, ouvidos no Boletim Focus, do Banco Central, a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve estourar o teto do centro da meta pelo segundo ano seguido em 2022.  A última estimativa do mercado aponta que o índice deve fechar este ano em 6,59%.

    O centro da meta é de 3,5%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo que permite que o índice varie entre 2% e 5%. A previsão para 2023 também já está acima do centro da meta de 3,25%, porém dentro do limite superior de 4,75%.

    O presidente falou também  do portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para 2022, que inclui as privatizações da Eletrobras e dos Correios.

    “Entre os projetos em andamento, destaco as privatizações da Eletrobras e dos Correios, o recente leilão da rede 5G e as concessões para uso sustentável dos parques nacionais.”

    * Publicado por Deise de Oliveira

    Mais Recentes da CNN