Nina Silva: Brasil é pioneiro na regulação do mercado de criptomoedas

Normas como as aprovadas nesta semana pelo Senado podem ajudar a prevenir crimes com moedas digitais

Lucas Schroederda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Especialista CNN em tecnologia, empreendedorismo e diversidade, Nina Silva, falou sobre a importância da regulamentação do mercado de criptomoedas no Brasil.

Nina Silva afirmou que cada vez mais as criptomoedas têm aberto novos horizontes para a inclusão no mercado financeiro. “Tem muita transformação acontecendo a partir desta era dos criptoativos. Precisamos nos atentar e nos incluir, além de entender que essas moedas estão cada vez mais associadas às movimentações macroeconômicas e políticas”, disse.

De acordo com a especialista, o Bitcoin tem tido papel essencial no financiamento de ambos os lados da guerra na Ucrânia. “Recentemente a Finlândia anunciou que doará cerca de US$ 77 milhões da criptomoeda [Bitcoin] para ajudar a Ucrânia, comentou Nina Silva.

“No Brasil, a discussão sobre as criptomoedas se volta para a proximidade de um marco regulatório do setor. O país tem sido pioneiro deste debate na América Latina”, apontou a especialista.

“O texto do Projeto de Lei (PL) das criptmoedas, aprovado pelo Senado, além de criar o cadastro nacional de Pessoas Expostas Publicamente (PEP) também traz diretrizes para a prestação de serviço de ativos virtuais”, explica Nina.

A especialista conclui que “para grandes nomes do mercado, a regulação do setor pode ser positiva no âmbito de atrair mais investidores e dar mais segurança para combater esquemas de pirâmides financeiras”.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN