O conselho de Bill Gates para uma liderança melhor em apenas duas palavras

Há mais de 20 anos, Gates disse que "no próximo século, os líderes serão aqueles que empoderam os outros". Em menos de 100 anos, isso se tornou realidade

Para Gates, duas coisas fazem um bom líder
Para Gates, duas coisas fazem um bom líder Foto: Ramin Talaie / Correspondente / Getty Images

Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

Não é de hoje que o bilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates, fala sobre a cultura corporativa no mundo todo e dá dicas sobre negócios.

Há mais de duas décadas, Gates afirmou que “ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderam os outros” — mal sabia ele que não seria necessário esperar 100 anos para que isso se tornasse verdade. 

Com a pandemia da Covid-19, muitos líderes de empresa tiveram de entender (às vezes na marra) que seus funcionários são humanos, têm suas famílias e estão passando por momentos complicados durante o distanciamento social.

Para Gates, um líder se diferencia dos demais quando age de duas formas: ao empoderar os outros e ao levá-los ao caminho do sucesso. 

E não é só Gates que acha isso.

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge em 2019 já apontava que líderes empoderadores promovem inovação radical e melhoram a performance de seus colaboradores. O benefício, quando isso acontece, de acordo com a pesquisa, é mútuo. 

Já uma pesquisa da Gartner realizada em 2020 revela que, quando um líder apoia e se preocupa com as experiências da vida pessoal do funcionário, a saúde mental do trabalhador melhora em até 23%, enquanto a saúde física tem uma melhora de 17%. 

Durante a pandemia, os líderes também devem evitar fazer diversas reuniões sem motivo. Isso porque, segundo a Harvard Business School, houve um aumento de 13% nas reuniões online — o que aumentou a jornada de trabalho em 8,2%. Neste ponto, é preciso ouvir os funcionários e entender que fazer um milhão de reuniões de negócios no Zoom ou no Teams pode não ser a melhor opção na maioria das vezes. 

Então, a frase de Gates fica como um conselho: os líderes são aqueles que empoderam e levam os funcionários em direção ao sucesso — e já neste século. 

Tópicos

Mais Recentes da CNN