‘O Grande Debate’: tributar dividendos é bom ou ruim para o mercado?

Se, por um lado, a tributação eleva a carga tributária e pode desincentivar investimentos, de outro, cobra mais a parcela mais abastada da população

do CNN Brasil Business, em São Paulo *

Ouvir notícia

 

As discussões sobre reforma tributária estão só começando, mas já causaram calafrios no mercado financeiro. Um dos pontos mais debatidos é a tributação dos dividendos, ou seja, os lucros que as empresas distribuem aos acionistas. Hoje, eles são isentos, mas a ideia da proposta apresentada pelo governo é passar a tributá-los em 20%.

Se, por um lado, a tributação de dividendos eleva a carga tributária e recebe críticas por desincentivar investimentos das empresas e prejudicar a economia, de outro, tem os que acham justo que a parcela mais abastada da população que recebe dividendos pague mais imposto.

 

O Grande Debate Investimentos desta segunda-feira (12) convidou Romero Tavares, socio-líder da área de consultoria internacional da PWC e PHD em tributação internacional e Reinaldo Lacerda, sócio da gestora de patrimônio Hieron, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi diretor da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e diretor de gestão de recursos de grandes bancos.

O Grande Debate - Investimentos
O Grande Debate – Investimentos, apresentado por Priscila Yazbek
Foto: CNN

 

*Texto publicado por Ligia Tuon

Mais Recentes da CNN