Open Banking apaga histórico negativo dos clientes

O cadastro positivo começa com o processo de dar ao cliente o poder de usar o histórico a seu favor, afirma Thais Herédia

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Começa a valer nesta sexta-feira (13) a segunda fase do Open Banking, um sistema bancário aberto, no qual clientes podem compartilhar dados e informações com bancos.

Segundo a comentarista de economia da CNN Thais Herédia, o novo sistema beneficiará pessoas ao apagar o histórico negativo dos clientes e dar a possibilidade de usar o histórico de bom pagador. 

“Se temos apenas uma coisa errada, lá atrás, como deixar de pagar uma fatura do cartão de crédito, ficava registrado para sempre. Então, o cadastro positivo começa com esse processo de dar ao cliente o poder de usar esse histórico a seu favor, independentemente de ter havido um erro no passado. Então apaga-se esse único registro negativo da história do cliente”. 

Ainda de acordo com a comentarista, a implementação bem planejada do sistema no Brasil se tornou uma referência para outros lugares. 

“O Brasil é uma referência porque temos um Banco Central que foi muito competente não só na centralização de toda a regularização, mas também da plataforma que tudo isso irá acontecer. O sistema financeiro brasileiro vai inteiro falar a mesma língua, e isso gera segurança para o consumidor para que ele tenha tranquilidade de navegar nele”.

Dinheiro; salário
Foto: Endai Huedl/Getty Images

 

Mais Recentes da CNN