Para 85% dos jovens do Brasil, a pandemia afetou busca por emprego, diz estudo

Dados de levantamento feito pela Arcos Dorados, operadora da rede McDonald´s, levou empresa a oferecer cursos de capacitação para jovens

Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

No Brasil, 85% dos jovens indicam que a pandemia foi um obstáculo para a busca de emprego e 78% afirmam que esse período impactou diretamente no acesso e na qualidade da educação. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Arcos Dorados, operadora do McDonald’s, em conjunto com a consultoria Trendsity.

Segundo o estudo, 32% dos entrevistados tiveram adiamentos ou interrupções em seus estudos e, ao olhar para o futuro, esta geração demonstra um nível de otimismo de 48%, o que, segundo o McDonald’s, “demonstra a necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos”. 

A pesquisa, realizada com jovens entre 16 e 24 anos, mostra ainda que para 61% dos jovens entrevistados, “a formação é necessária para compensar a falta de experiência na busca pelo primeiro emprego formal”.

Com base nesse estudo, a empresa decidiu oferecer cursos digitais e gratuitos para latinos em sua universidade corporativa, a Hamburger University, com direito a certificado de conclusão. Será possível fazer a qualificação em inteligência emocional, empreendedorismo, finanças pessoais, atendimento ao cliente e saúde e bem-estar.

“O desemprego juvenil é um dos principais problemas da região e, na Arcos Dorados, como líderes do setor, temos a convicção de que é importante atuar para revertê-lo, gerando um impacto positivo nas comunidades onde operamos. Para isso, além de empregarmos milhares de jovens todos os anos, pensamos também naqueles que não fazem parte da nossa empresa”, disse Woods Staton, presidente-executivo do conselho da Arcos Dorados em comunicado enviado ao CNN Brasil Business

Os cursos de curta duração são gratuitos e estarão disponíveis a partir do dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, pelo site Receita do Futuro. O acesso estará disponível até 31 de dezembro. Para se inscrever, basta acessar a plataforma. Não é preciso ser funcionário da empresa. 

Segundo o McDonald’s, “cada módulo proporcionará aos participantes um certificado que legitima a formação recebida e que servirá para evidenciar suas aptidões na procura do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade profissional”. Os cursos também são independentes e não existe limitação para o número de aulas que somente uma pessoa irá fazer.

McDonald's
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Mais Recentes da CNN