PEC dos Precatórios ajuda Ibovespa a corrigir perdas; inflação segue no radar

Bolsa terminou em alta e atingiu maior índice de novembro

Priscila Yazbekdo CNN Business*

em São Paulo

Ouvir notícia

A bolsa de valores brasileira começa o último dia da semana indicando mais um dia no azul. Na avaliação de analistas o mercado tem corrigido parte das fortes perdas das últimas semanas.

Após terminar a quinta-feira no azul, o Ibovespa operava em alta de 0,21% por volta das 10h20, aos 107.817 pontos.

O avanço da PEC dos Precatórios tem ajudado nessa correção, que leva ações a subirem. Como define a Nova Futura Investimentos, o que era repulsivo virou atrativo. E o que vale no mercado, neste momento, é o relativo: “entre a PEC dos Precatórios, com um dano conhecido e limitado, e o imprevisível, a PEC se tornou razoável”.

O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo vai prorrogar por dois anos a desoneração da folha de pagamento de 17 setores, abrindo mão de cerca de R$ 8 bi ao ano. A mudança de posição do governo, que era contrário à medida, faz parte de um acordo com deputados, por votos pela PEC dos Precatórios. O ministro da Economia Paulo Guedes disse que a desoneração da folha vai ocupar parte do espaço fiscal aberto pela PEC.

Entre as empresas, um dos destaques para balanço é o do Magazine Luiza, que veio fraco, teve lucro ajustado de R$ 22,6 mi no terceiro trimestre, queda de 89%, mas as vendas do marketplace cresceram 67%.

Mundo

Índices abrem estáveis no exterior. A preocupação com a inflação segue no radar, com dados dos Estados Unidos e China acima do esperado. Do lado positivo, balanços de empresas têm superado as expectativas e ajudam a reduzir a preocupação com aumento de preços e juros no mundo.

Na Ásia, as bolsas fecharam em alta, com impulso das fortes vendas do dia dos solteiros na China. Investidores também ficam de olho no avanço de casos de Covid-19 na região.

Na Europa, bolsas operam perto da estabilidade, refletindo a cautela no cenário externo, com inflação elevada e redução de crescimento. O mercado monitora também a escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia, depois que autoridades americanas alertaram autoridades da Europa sobre uma possível invasão militar da Ucrânia pelos russos.

Agenda do dia

Acabou de sair o resultado do setor de serviço, que decepcionou. Omercado esperava avanço de 0,5% em setembro, mas o setor caiu 0,6%.

Nos Estados unidos, saiu o índice de sentimento do consumidor, elaborado pela Universidade de Michigan, e o presidente do Fed, Jerome Powell, de Nova York, discursou em evento da instituição.

Mais Recentes da CNN