PIB da zona do euro sobe 0,2% no 1º trimestre, mostra primeira estimativa

Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 5% entre janeiro e março

Sede da Comissão europeia em Bruxelas
Sede da Comissão europeia em Bruxelas 14/11/ 2018. REUTERS/Francois Lenoir

Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2022 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (29) pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia (UE).

O resultado ficou em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 5% entre janeiro e março, um pouco maior do que o consenso do mercado, de 4,9%.

Alemanha

O PIB alemão cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2022 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo divulgou nesta sexta a Destatis, a agência de estatísticas do país.

O resultado superou levemente a expectativa de analistas consultados pelo TWSJ, que previam alta de 0,1% no período. Na comparação anual, o PIB alemão teve expansão de 3,7% entre janeiro e março, um pouco maior do que o consenso do mercado, de 3,6%.

A economia alemã, no entanto, continua 0,9% abaixo do nível do último trimestre de 2019, que precedeu a crise da pandemia de Covid-19, ressaltou a Destatis.

Itália

Na Itália, o PIB encolheu 0,2% no primeiro trimestre de 2022 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados pelo Istat, o instituto de estatísticas do país, também nesta sexta.

O resultado ficou em linha com a expectativa de analistas consultados pelo TWSJ. Na comparação anual, por outro lado, o PIB italiano teve crescimento de 5,8% entre janeiro e março, superando o consenso do mercado, de 5,7%.

Espanha

O PIB da Espanha cresceu 0,3% no primeiro trimestre de 2022 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), também divulgados nesta sexta.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo TWSJ, que previam alta de 0,5% no período. Na comparação anual, o PIB espanhol mostrou aumento de 6,4% entre janeiro e março, também inferior à projeção do mercado, de 6,6%.

 

Mais Recentes da CNN