Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PIB do México contrai novamente e país entra em recessão técnica

    Economia mexicana encolheu 0,1% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores

    Visão geral da refinaria de Cadereyta da Pemex, em Monterrey, México
    Visão geral da refinaria de Cadereyta da Pemex, em Monterrey, México 10/12/2020. REUTERS/Daniel Becerril/

    Por Anthony Esposito e Miguel Gutierrez, da Reuters

    Ouvir notícia

    A economia do México contraiu pelo segundo trimestre seguido nos últimos três meses de 2021, de acordo com dados oficiais publicados nesta segunda-feira (31), colocando a segunda maior economia da América Latina em uma recessão técnica.

    O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,1% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores em termos ajustados sazonalmente, mostraram dados preliminares divulgados pela agência nacional de estatísticas mexicana, Inegi.

    A expectativa em pesquisa da Reuters era de uma contração do PIB no quarto trimestre de 0,3%, após a economia recuar 0,4% no terceiro trimestre, de acordo com pesquisa da Reuters com analistas.

    O vice-ministro das Finanças do México, Gabriel Yorio, disse na sexta-feira que falar de uma “recessão técnica”, definida por dois trimestres consecutivos de contração, não leva em consideração a volatilidade econômica relacionada ao coronavírus e os problemas na cadeia de suprimentos global.

    A economia do México cresceu 5,0% no ano de 2021, mostraram os dados, depois de encolher 8,5% em 2020, na pior recessão do México desde a Grande Depressão da década de 1930.

    O PIB cresceu 1,0% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram os dados.

     

    Mais Recentes da CNN