PIB será próximo de zero no 3º trimestre, diz economista

José Roberto Mendonça de Barros ainda afirmou à CNN que primeiro trimestre de 2021 deve ter um resultado "fraco"

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda José Roberto Mendonça de Barros afirmou  que espero um Produto Interno Bruto (PIB) para o terceiro trimestre deste ano como  muito próximo de zero. O especialista também não vê um bom cenário para os meses seguintes.

“O quarto trimestre se afigura como muito preocupante”, disse Barros.

“E podemos ter também, infelizmente, um primeiro trimestre do ano que vem – mesmo ajustado para época do ano – bastante fraco.”

O efeito negativo na economia o qual o especialista projeta já pôde ser sentido nos serviços. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor recuou 0,6% em setembro.

Ainda assim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que os especialistas de mercado estão subestimando o potencial de crescimento do Brasil em 2022. O chefe da pasta prevê que o PIB avançará mais do que o 1% previsto por economistas, após crescer cerca de 5,5% este ano.

“O horizonte de uma recessão técnica pelo menos de dois trimestres negativos consecutivos é altamente provável”, disse Barros.

(Publicado por Evandro Furoni)

Mais Recentes da CNN