PIB surpreendente sacode o mercado e eleva régua de expectativas para 2021

Os números do PIB do 1º trimestre, divulgados na véspera, agradaram o mercado. Mas a onda de otimismo vai continuar? Ouça no Abertura de Mercado desta quarta

Abertura de Mercado
Abertura de Mercado Foto: CNN

do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O mercado de ações reagiu bem aos números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados na terça-feira, levando o Ibovespa a mais um recorde na véspera, com o principal índice da bolsa superando os 128 mil pontos. O dólar, por sua vez, fechou o pregão de ontem em queda de 1,5%, chegando a beliscar R$ 5, o menor patamar desde dezembro.

 

Entre os dados que animaram o mercado, estão a taxa de investimento e a taxa de poupança. Esse primeiro chegou perto dos 20%, o que não acontecia há cerca de seis anos. A de poupança passou dos 20%. Para se ter uma ideia, em 2019, a poupança dos brasileiros estava em 12,5%. Já o índice de investimento na capacidade de produção, conhecido por Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), estava em 15% há dois anos.  

O cenário causou uma chuva de revisões de expectativas das instituições financeiras para o crescimento da economia em 2021, que agora se aproxima do índice da retomada global, perto de 6%, segundo organismos internacionais. 

 

A pergunta, agora, é: esses patamares serão sustentados? O quanto a crise hidrológica pode atrapalhar a recuperação? Para discutir esses assuntos, a analista de economia da CNN e apresentadora do Abertura de Mercado, Thais Herédia, traz uma série de notícias e ouve especialistas. 

Agenda do dia:

Com horário marcado nesta quarta-feira, só a produção industrial de abril, calculada pelo IBGE. As estimativas variam de uma queda pequena e uma alta pequena, ou seja, algo próximo da estabilidade.

Pela sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve retração da atividade em abril, mas o dado da chamada utilização da capacidade instalada ficou estável, o que sugere mais uma acomodação do que um recuo.

Produzido pela Maremoto para a CNN Brasil, este podcast pode ser ouvido pelas plataformas de streaming e pelo site. Aproveite para conhecer nossos outros programas em áudio aqui.

*Texto publicado pro Ligia Tuon

Mais Recentes da CNN