Proposta de redução de impostos expõe dilema político da alta dos combustíveis

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das dúvidas sobre a busca por alternativas para diminuir o impacto dos reajustes na inflação

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O governo federal apresentou no início desta semana uma proposta de redução de impostos dos combustíveis na tentativa de conter a alta de preços no setor. As medidas preveem uma compensação para as perdas na arrecadação dos estados que aceitarem zerar o ICMS dos combustíveis, desde que o Senado aprove o projeto que determina um teto de 17% para o tributo.

A proposta tem um custo para os cofres federais estimado em R$ 40 bilhões até o fim deste ano, de acordo com projeções da equipe econômica do governo. A iniciativa enfrenta a resistência de parte dos governadores, que teme o impacto da perda de arrecadação, e de setores do mercado, que projetam um risco para o equilíbrio das contas públicas.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações e dúvidas sobre a proposta anunciada pelo governo. Para descrever o dilema das forças políticas do país na busca por alternativas para diminuir o impacto dos reajustes dos combustíveis na inflação, participam deste episódio a analista de política da CNN Brasil Thais Arbex e o economista Murilo Viana, especialista em contas públicas.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

CNN Money

WW

Horário de Brasília

À Prioli

No Lucro CNN

Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

Entre Vozes

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(* Publicada por Diego Toledo)

Mais Recentes da CNN