Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quais os fatores que afetam a conta de luz e o valor das bandeiras tarifárias

    Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos elementos que influenciam o custo da energia no país e os efeitos para o consumidor final

    Da CNN Brasil*

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

     

    As bandeiras tarifárias da conta de luz terão um aumento a partir da próxima sexta-feira (1º). O reajuste será de 59,5% para a bandeira amarela, 63,7% para a vermelha patamar 1 e 3,2% para a vermelha patamar 2. O sistema de cobrança de uma taxa adicional, quando o país enfrenta dificuldades na geração de energia, foi criado em 2015, para custear o uso de usinas térmicas, mais caras, durante um período de estiagem prolongada.

    De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), como os reservatórios das hidrelétricas se encontram em níveis elevados, a expectativa é de que a tarifa extra não seja cobrada nos próximos meses. Mas os custos da energia no país também sofrem a pressão da inflação e da alta dos combustíveis. Em São Paulo, a agência aprovou um reajuste anual médio de 12% na conta de luz.

    Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que influenciam o custo da energia no Brasil e o valor das bandeiras tarifárias. Para descrever o cenário do setor no país e as expectativas sobre os rumos dos preços da conta de luz, participam deste episódio o presidente da Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres), Paulo Pedrosa, e o gerente de energia da consultoria EY Brasil, Evandro Romanini.

    Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

    CNN Money

    Horário de Brasília

    WW

    À Prioli

    No Lucro CNN

    Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

    Entre Vozes

    Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

    Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
    Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

    (* Publicada por Diego Toledo)

    Mais Recentes da CNN