Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por que o setor de maconha não é a próxima GameStop

    Ações de maconha vêm subindo há meses, alimentadas por medidas estaduais em direção à descriminalização nos Estados Unidos

    Planta de maconha
    Planta de maconha Foto: Cytis/Pixabay

    Por Shariq Khan e Patrick Graham, da Reuters

    Ouvir notícia

    As empresas norte-americanas de cannabis dispararam de valor nos últimos dias – antes de despencar na quinta-feira (11) – à medida que fóruns do Reddit por trás de um mês de negociações frenéticas no mercado de ações aumentaram o interesse em um setor que prosperava por expectativas de descriminalização.

    No entanto, o investimento nas maiores empresas do setor, apelidadas de Gang Weed pelos usuários do WallStreetBets do Reddit, difere substancialmente do realizado na GameStop e em outras varejistas envolvidas no ‘short-squeeze’ do mês passado.

    Por que cannabis?

    As ações de maconha vêm subindo há meses, alimentadas por medidas estaduais em direção à descriminalização nos Estados Unidos e, desde novembro, por expectativas de que o presidente Joe Biden buscará afrouxar as proibições federais da maconha.

    Com os democratas também assumindo o controle do Senado, o líder da maioria Chuck Schumer prometeu na semana passada tornar a questão uma prioridade.

    A descriminalização federal permitiria uma movimentação interestadual de produtos de cannabis, tornando possível para as empresas começarem a operar de forma semelhante à indústria do álcool.

    Ao mesmo tempo, bancos e outras instituições financeiras, antes limitadas pela proibição federal, poderão trabalhar com empresas de maconha, dando à indústria acesso ao financiamento tão necessário.

    No entanto, especialistas alertam contra o excesso de entusiasmo e dizem que as mudanças reais podem exigir a legalização total.

    Foco no Canadá 

    Por enquanto, nenhum produtor de maconha dos EUA foi autorizado a se listar em uma bolsa dos EUA e os fundos de investimento e mútuos com sede nos EUA têm evitado em grande parte investir em produtores listados no Canadá.

    Como resultado, em contraste com a GameStop, cujas ações eram detidas por grandes instituições financeiras dos EUA, as empresas que viram um salto em suas ações na semana passada tendem a pertencer a uma gama muito mais diversificada de pequenos fundos de hedge, investidores e investidores de risco.

    O maior investidor da Sundial Growers, por exemplo, é o fundo hedge Hudson Bay Capital, com uma pequena participação de 1,26%, segundo dados da Refinitiv. Nenhuma outra instituição detém mais do que 1% de suas ações.

    Isso significa que a recuperação até agora provavelmente já foi impulsionada por pequenos – ou “investidores de varejo”.No WallStreetBets do Reddit, Sundial, Tilray e Aphria foram as três ações mais discutidas na quarta-feira, de acordo com uma contagem regular do número de menções.

    Mais Recentes da CNN