Powell diz que novo centro de inovação ajudará Fed a melhorar pagamentos

Segundo Powell, a parceria apoiará a análise de moedas digitais, incluindo moedas digitais do banco central

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em evento no jardim da Casa Branca em Washington, EUA02/11/2017REUTERS/Carlos Barria/File Photo

Jonnelle Marteda Reuters

da Reuters

Ouvir notícia

O Federal Reserve de Nova York lançou um novo centro de inovação nesta segunda-feira (29) que apoiará o banco central enquanto explora a possibilidade da criação de uma moeda digital, avalia os riscos financeiros associados às mudanças climáticas e aborda outras questões, como infraestrutura e regulação do mercado financeiro.

O centro, em parceria com o Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), ajudará o Fed a melhorar o sistema de pagamentos atual, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em comentários preparados para um evento virtual nesta segunda-feira.

“Em particular, a parceria apoiará nossa análise de moedas digitais –incluindo moedas digitais do banco central”, disse Powell, acrescentando que o centro se concentrará em fazer pagamentos internacionais mais rápidos e menos custosos, além de fornecer novas ferramentas para ajudar na supervisão de empresas financeiras.

Powell não comentou suas perspectivas para a economia ou política monetária durante o pronunciamento.

No momento, o Fed explora se deve lançar uma versão digital do dólar norte-americano, e a diretoria da instituição trabalha em um documento de discussão que exploraria as questões de política monetária em torno da moeda digital do banco central.

Pesquisadores do Fed de Nova York também desenvolveram uma abordagem para medir a exposição dos bancos aos riscos relacionados às mudanças climáticas, potencialmente um passo inicial para avaliar se as instituições financeiras têm capital suficiente disponível para suportá-los.

 

Mais Recentes da CNN