Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do IR de novembro

Pagamento da restituição ocorrerá no dia 30 deste mês na conta informada na declaração do IR

Imposto de Renda
Imposto de Renda Getty Images

Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

Ouvir notícia

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (23) a consulta do lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) do mês de novembro de 2021.

No total, 260.412 contribuintes serão beneficiados com a restituição, com o valor total de R$ 450 milhões.

Desse total, R$ 179 milhões serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.623 contribuintes idosos acima de 80 anos, 37.928 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.751 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 14.442 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 9 de novembro deste ano. Vale ressaltar que o lote também é válido para restituições residuais anteriores.

O pagamento ocorrerá no dia 30 deste mês.

Como consultar?

Para saber se a restituição já está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Caso o crédito não seja realizado, a Receita Federal comunica que os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Ainda que o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo informado, ele poderá requerê-lo pelo Portal e-CAC.

Mais Recentes da CNN