Receita libera consulta ao último lote de restituição do IR nesta quinta-feira (23)

Pagamento da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 30 de setembro

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real Marcello Casal JrAgência Brasil

Thâmara Kaorudo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda de Pessoa Física) 2021. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento será feito no dia 30 deste mês. Segundo a Receita, o valor total das restituições será de R$ 562 milhões para 358.162 contribuintes.

Desse total, R$ 200.372.033,20 referem-se aos contribuintes com prioridade, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados também 281.604 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.

Como consultar?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita. A consulta também pode ser feita via aplicativo.

No site da Receita também é possível acessar o serviço e-CAC para verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Neste caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na hora da declaração do Imposto de Renda.

Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Mais Recentes da CNN