Reforma tributária vai baixar a carga de impostos que pagamos?

Para baixar a carga tributária, é preciso fazer uma outra reforma

Abertura de Mercado
Abertura de Mercado Foto: CNN

Do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Mais uma parte da reforma tributária foi oficialmente apresentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. A pergunta que fica é: ela vai baixar a carga de impostos que pagamos? A resposta é não. A reforma tributária é feita para simplificar a forma de arrecadação. Para baixar a carga tributária, é preciso fazer uma outra reforma.

E o governo sabe que vai enfrentar resistência com a proposta, que também mexeu em um assunto bem delicado, propondo mudanças e reajustes no Imposto de Renda das pessoas e das empresas.

A volta da cobrança sobre lucros e dividendos, por exemplo, é um tema que deve sofrer resistência no Congresso. Guedes afirmou à CNN que a volta da tributação é parte importante da reforma tributária e que o caminho não é reduzir a cobrança do governo neste ponto, mas aliviar ainda mais os impostos que incidem sobre as empresas.

Neste episódio do podcast Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thaís Herédia ouve especialistas sobre esse e outros temas que mexem com a economia e influenciam o mercado.

(Texto publicado por Thâmara Kaoru)

Mais Recentes da CNN