Samsung visa crescimento em smartphones em 2022 e vê demanda sólida por chips

Empresa previu uma recuperação na demanda global por dispositivos de tecnologia

Escritório da Samsung, em Seul, Coreia do Sul
Escritório da Samsung, em Seul, Coreia do Sul REUTERS

Por Joyce Lee e Heekyong Yang, da Reuters

Ouvir notícia

A Samsung Electronics disse que pretende conquistar uma fatia maior do mercado de smartphones este ano com mais modelos compatíveis com 5G e apontou uma possível recuperação de preço de seus principais chips de memória já no primeiro semestre.

A maior fabricante de chips de memória e smartphones do mundo previu uma recuperação na demanda global por dispositivos de tecnologia na quinta-feira (27), depois de relatar seu melhor lucro no quarto trimestre em quatro anos, embora tenha alertado sobre os desafios contínuos de problemas na cadeia de suprimentos e Covid-19.

Os smartphones 5G da próxima geração devem responder por mais da metade de todas as vendas de smartphones no mercado em 2022, disse Kim Sung-koo, vice-presidente de negócios móveis, em um briefing com investidores.

Analistas disseram que isso colocará a Samsung, que tem cerca de 20% do mercado global de smartphones, contra rivais chineses de smartphones de baixo custo como Xiaomi, OPPO e Vivo em mercados fora da China.

A gigante de tecnologia sul-coreana também estava cautelosamente otimista com a possibilidade de uma reviravolta no preço dos chips DRAM, amplamente utilizados em data centers e dispositivos de tecnologia.

Para chips em geral, a Samsung disse que a oferta deve permanecer apertada devido ao aumento da aceitação de dispositivos com capacidade 5G, demanda por computação de alto desempenho, aumento da terceirização de empresas de design e fabricação de chips e demanda contínua de recuperação de estoque.

A empresa gastou 90% do investimento anual de 48,2 trilhões de wons (US$ 40,1 bilhões) em 2021 no negócio de chips, mas não informou estimativas para 2022.

Lucro de Chips

A Samsung teve alta de 53% no lucro operacional do quarto trimestre, para 13,9 trilhões de wons (US$ 11,6 bilhões). Os lucros da divisão de semicondutores, a maior do grupo, mais que dobraram em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, para 8,84 trilhões de wons.

O lucro operacional na divisão de dispositivos móveis aumentou cerca de 9,9% no ano, para 2,66 trilhões de wons no quarto trimestre.

Na quarta-feira (26), a Samsung disse que apresentará o mais recente modelo de smartphone da companhia em 9 de fevereiro, que os analistas esperam aumentar as vendas de celulares do grupo.

O lucro líquido aumentou 64%, para 10,8 trilhões de wons. A receita cresceu 24%, para o recorde de 76,6 trilhões de wons.

Mais Recentes da CNN