Sergio Vale: É provável que tenhamos uma inflação fechada de até 6% este ano

O especialista CNN em economia avaliou que inflação deve ser problema no início do ano, mas que tendência é de queda a partir de abril

Pedro Zanattada CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Nesta terça-feira (25), o especialista CNN em economia Sergio Vale comentou sobre o índice de inflação no país e elementos que influenciam nos resultados do IPCA.

Vale avaliou que os “IGPs sinalizaram alta entre 1,5% e 2% neste começo de janeiro e, provavelmente, teremos pressão inflacionária aparecendo ao longo dos próximos meses, dificultando de o IPCA ceder ao longo de 2022”.

O especialista em economia acredita que “tenhamos uma inflação fechada no ano entre 5% e 6%, mas que vai colocar dificuldades para o Banco Central (BC)”.

Vale disse que o aumento no número de casos por conta da nova variante Ômicron também acaba afetando o índice inflacionário, já que “faz muita gente ficar contaminada e tenha que ficar em casa, causando problemas de distribuição de insumos mundo a fora”.

O especialista CNN concluiu que o cenário aponta para a continuidade dos dois dígitos da inflação. “É provável que a gente fique neste patamar até março ou abril”, disse.

Mais Recentes da CNN