SpaceX: Cápsula com astronautas da Nasa pousa de volta à Terra; assista

Após o pouso, uma equipe de resgate se aproxima para atender os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que estavam na unidade Crew Dragon

Da CNN

Ouvir notícia

A cápsula Dragon pousou no oceano, na costa da Flórida, na tarde deste domingo (2), após dois meses no espaço. É um momento histórico para a primeira missão tripulada feita pela Nasa, a agência espacial americana, em parceria com uma empresa privada, a SpaceX.

Havia preocupação a respeito da aproximação do furacão Isaías, mas o tempo se manteve em condições adequadas de pouso. A última vez que uma missão espacial da Nasa havia pousado no oceano tinha sido em 1975.

Após o pouso, uma equipe de resgate se aproximou para atender os astronautas da Nasa Robert Behnken e Douglas Hurley, que se despediram da Estação Espacial Internacional neste sábado (1º) para uma viagem de 19 horas.

Leia e assista também

Presidente da Agência Espacial destaca participação privada no projeto SpaceX

Após lançamento de foguete da SpaceX, entenda a corrida espacial comercial

Nasa enviará sonda ‘Perseverance’ a Marte nesta quinta-feira

Virgin Galactic e Nasa se aliam para missões privadas à Estação Espacial

“É uma nova era que se abre para exploração comercial do espaço”, afirma Ivan Lima, cientista da agência espacial americana, em entrevista à CNN. Ele explica que o protocolo prevê que todos os envolvidos no atendimento aos astronautas fizeram testes prévios para detecção da Covid-19, para evitar a contaminação dos profissionais.

A partir de agora, Behnken e Hurley deverão se submeter a exames para avaliar a situação de saúde, diante da informação conhecida de que há riscos de perda óssea e circulação sanguínea. Ivan Lima explica que é uma situação de rotina e que os astronautas envolvidos na empreitada são considerados experientes.

Lima conta à CNN que os astronautas estão trazendo de volta à Terra uma bandeira dos Estados Unidos, que deve ser levada ao espaço em 2024, quando há a intenção de fazer uma nova viagem tripulada à Lua.

A Space X, empresa que fechou parceria com a Nasa, foi fundada em 2002 por Elon Musk, empreendedor conhecido pela empresa de automóveis elétricos Tesla. De acordo com o cientista, a entrada de companhias privadas ajuda a baratear as missões ao espaço, que ainda são muito caras.

(Edição: Leonardo Léllis)

Mais Recentes da CNN