STF determina abertura de CPI da Covid-19 no dia mais mortal da pandemia

Decisão do ministro do STF, Luis Barroso, deve ter impacto no mercado, que estava de olho nos juros dos EUA e também no avanço dos leilões de infraestrutura

Foto: CNN/Divulgação

André Jankavski,

do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, decidiu conceder uma liminar para a abertura da CPI da atuação do governo federal na Covid-19. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), resistia em aceitar a requisição dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-RS) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para não dividir atenções com o combate à pandemia, mas afirmou que vai cumprir a decisão da Justiça. Tal fato tem o poder de impactar o mercado.

Neste episódio do Abertura de Mercado, André Jankavski fala sobre a continuação do cronograma de leilões da Infra Week, que conta agora com a concessão do trecho ferroviário FIOL-1, e também sobre a fala do líder do Banco Central norte americano, Jerome Powell, que disse que prevê aumentos nos preços do mercado americano, mas que eles são passageiros, e longe de uma inflação.

Recebemos também neste episódio Guilherme Naves, sócio da consultoria Radar PPP, para falar mais sobre a Infra Week, e como o mercado está enxergando essas mudanças e concessões.

Tivemos a divulgação de um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos avaliando qual seria o piso salarial de uma família levando em consideração o tempo de crises que vivemos.

Para completar, tivemos também a fala do professor e ex-conselheiro dos Estados Unidos, Nouriel Roubini, sobre a veracidade das possibilidades de uma bolha financeira estar se formando.

Mais Recentes da CNN