Superávit comercial da zona do euro cresce em abril, mas fica abaixo do esperado

As exportações de maquinário e veículos de toda a UE aumentaram 11,9% nos primeiros quatro meses de 2021, elevando o superávit dessa categoria para 58,5 bilhões

Museus na Europa reabrem após meses fechados por pandemia (12.jul.2020)
Museus na Europa reabrem após meses fechados por pandemia (12.jul.2020) Foto: CNN Brasil

da Reuters

Ouvir notícia

O superávit comercial não ajustado da zona do euro foi quase cinco vezes maior em abril do que no mesmo período do ano anterior, devido principalmente à forte recuperação nas exportações de maquinário e carros, mas ainda foi menor do que o esperado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15).

A agência de estatísticas da União Europeia informou que o superávit comercial não ajustado dos 19 países que utilizam o euro foi de 10,9 bilhões de euros em abril, ante 2,3 bilhões de euros em abril de 2020, com as exportações e importações da zona do euro subindo, respectivamente, 43,2% e 37,4%.

Mas o resultado de abril ficou aquém das expectativas do mercado de um superávit de 15,8 bilhões de euros em pesquisa da Reuters com economistas.

As exportações de maquinário e veículos de toda a UE aumentaram 11,9% nos primeiros quatro meses de 2021, elevando o superávit dessa categoria para 58,5 bilhões de euros, ante 48,5 bilhões de euros um ano antes.

O déficit comercial da UE com seu maior parceiro comercial, a China, aumentou, mas foi compensado pelo aumento dos superávits comerciais com os Estados Unidos e Reino Unido.

Com ajuste sazonal, o superávit comercial externo da zona do euro foi de 9,4 bilhões de euros em abril, uma queda em relação aos 18,3 bilhões de euros em março.

Tópicos

Mais Recentes da CNN