TCU vai votar o edital do leilão do 5G em 18 de agosto, diz Fábio Faria

A área técnica vai entregar o texto no dia 8 de agosto, antecipando em um mês e quatro dias

Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira (14), que o Tribunal de Contas da União (TCU) vai votar o edital do leilão do 5G no dia 18 de agosto, às 10h. “A área técnica vai entregar o texto no dia 8 de agosto, antecipando em um mês e quatro dias. O relator, que teria prazo de 15 dias, antecipou para cinco dias”, disse, durante coletiva.

Após a votação no TCU, em até cinco dias, o edital é encaminhado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Falei agora com o presidente da Anatel, e ele disse que, devido à grande interação entre Anatel, TCU e Ministério das Comunicações, ele consegue publicar em até sete dias o edital pela Anatel.”

Ou seja, se os prazos forem cumpridos, é possível que o edital do leilão seja divulgado no dia 30 de agosto. Em resposta à pergunta, se até julho do ano que vem o 5G estará em funcionamento, Faria disse que sim. “As empresas de telecomunicações disseram que as obrigações do edital para colocar [5G] nas capitais estão mantidas.”

Faria comentou ainda que haverá 20 pontos de 5G no país que serão doados pelas empresas de telecomunicações. “O próximo ponto será em Londrina (no Paraná).”

Mais Recentes da CNN