Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Toyota anuncia primeiro veículo híbrido para Índia e outros mercados emergentes

    Modelo, um utilitário esportivo (SUV), traça um novo rumo para a montadora japonesa em um dos mercados de mais rápido crescimento do mundo

    Urban Cruiser Hyryder competirá com a Hyundai e a Kia em um segmento que responde pela maior parte das vendas de automóveis na Índia
    Urban Cruiser Hyryder competirá com a Hyundai e a Kia em um segmento que responde pela maior parte das vendas de automóveis na Índia REUTERS/Aly Song

    Por Aditi Shah, da Reuters

    Ouvir notícia

    A Toyota apresentou nesta sexta-feira (1.º) seu primeiro carro híbrido para o mercado de massa da Índia.

    O modelo, um utilitário esportivo (SUV), traça um novo rumo para a montadora japonesa em um dos mercados de mais rápido crescimento do mundo.

    O Urban Cruiser Hyryder, o primeiro carro a ser montado pela Toyota como parte de uma aliança global com a Suzuki, competirá com a Hyundai e a Kia em um segmento que responde pela maior parte das vendas de automóveis na Índia.

     

    O novo modelo será um “divisor de águas” no espaço automotivo elétrico da Índia, disse Vikram Kirloskar, vice-presidente do conselho de administração da unidade local Toyota Kirloskar Motor, em um evento de lançamento em Nova Délhi.

    A Toyota havia dito que seguiria a rota híbrida em mercados em desenvolvimento como a Índia e Brasil, onde a infraestrutura não está pronta para veículos elétricos.

    Embora os chamados investidores verdes tenham criticado a Toyota, a maior montadora do mundo em vendas, pela lentidão na transformação integral do portfólio de produtos para modelos elétricos, a empresa disse que os híbridos fazem mais sentido em mercados onde precisa oferecer uma variedade de opções dependendo da matriz energética e necessidades locais.

    No Brasil, por exemplo, a montadora produz dois modelos híbridos flex, que funcionam a bateria, gasolina e etanol.

    A montadora tem incentivado a tecnologia flex nos híbridos em mercados como a Índia, grande produtora de açúcar, como alternativa aos apelos por descarbonização.

    No ano passado, a Toyota se comprometeu a gastar US$ 60 bilhões até 2030 na eletrificação da linha de veículos, mas apenas metade disso é para o desenvolvimento de modelos totalmente elétricos.

    O novo veículo, a ser fabricado na unidade da Toyota no Estado indiano de Karnataka, será vendido no país e em outros mercados globais, incluindo a África. A Suzuki venderá o veículo sob sua própria marca.

    Mais Recentes da CNN