Toyota lidera vendas globais em 2021, ampliando vantagem frente à Volkswagen

Montadora afirma que as vendas foram de 10,5 milhões de veículos em 2021, incluindo as das afiliadas Daihatsu Motors e Hino Motors

Logo da Toyota em evento internacional em Genebra
Logo da Toyota em evento internacional em Genebra 5/3/2019 REUTERS/Pierre Albouy

Por Tim Kelly e Maki Shiraki, da Reuters

Ouvir notícia

A Toyota disse nesta sexta-feira (28) que suas vendas de veículos aumentaram 10,1% no ano passado, tornando-a a maior montadora do mundo pelo segundo ano consecutivo, com uma diferença ainda maior frente a sua principal rival, a Volkswagen.

A montadora disse que as vendas foram de 10,5 milhões de veículos em 2021, incluindo as das afiliadas Daihatsu Motors e Hino Motors.

O resultado compara-se aos 8,9 milhões de veículos vendidos pela Volkswagen no mesmo período, 5% a menos do que em 2020 e seus menores números em 10 anos.

As montadoras foram forçadas a cortar a produção diante da escassez de semicondutores durante a pandemia da Covid-19, que interrompeu as cadeias de suprimentos e, assim, aumentou a concorrência pelo componente entre os fabricantes de dispositivos eletrônicos

No entanto, a Toyota resistiu à pandemia melhor do que a maioria das outras montadoras, já que seu mercado doméstico, o Japão, e partes da Ásia, foram menos afetadas do que a Europa.

A Toyota, que divulga os resultados financeiros em 9 de fevereiro, disse que provavelmente não alcançará sua meta de produção de 9 milhões de veículos no ano comercial que termina em 31 de março, por causa de interrupções relacionadas à pandemia.

Mais Recentes da CNN