Perspectiva econômica global melhora com vacinação e estímulos nos EUA, diz OCDE

A economia mundial deve se recuperar este ano com um crescimento de 5,6% e expandir 4,0% em 2022, disse a Organização

Foto: Clientes aguardam na fila em loja da Filadélfia, nos EUA. REUTERS/Hannah Beierr

Leigh Thomas,

da Reuters

Ouvir notícia

O cenário econômico global melhorou conforme a distribuição de vacinas ganha velocidade e os Estados Unidos lança um forte pacote de estímulo novo, disse nesta terça-feira (9), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), elevando suas estimativas.

A economia mundial deve se recuperar este ano com um crescimento de 5,6% e expandir 4,0% em 2022, disse a OCDE em sua perspectiva econômica.

Isso marcou um forte aumento em relação a seu cenário anterior feito em dezembro, quando projetou crescimento global de 4,2% este ano e 3,7% no próximo.

Mas riscos importantes surgem sobre a perspectiva melhor, destacadamente na forma da rapidez com que as autoridades vacinam as pessoas, quando as restrições serão levantadas e se novas variantes serão controladas.

“A maior prioridade é garantir que todos os recursos necessários sejam usados para produzir e aplicar totalmente as vacinações o mais rápido possível”, disse a OCDE no relatório.

A expectativa é de que o Produto Interno Bruto retorne aos níveis pré-pandemia até meados deste ano, embora com amplas divergências entre os países.

O pacote de estímulo de 1,9 trilhão de dólares dos Estados Unidos irá repercutir em outros países, somando mais de um ponto percentual ao crescimento global.

A economia dos EUA crescerá 6,5% este ano e 4,0% no próximo, disse a OCDE, elevando sua estimativas ante 3,2% e 3,5% respectivamente em dezembro.

Por sua vez, o estímulo será um impulso para os principais parceiros comerciais dos EUA, ampliando o crescimento em 0,5-1 ponto percentual no Canadá e México, e entre 0,25-0,5 na zona do euro e na China, disse a OCDE.

Mais Recentes da CNN