Vale a pena investir em dólar, mesmo com o real desvalorizado?

É isto que o podcast “O que eu faço?”, do CNN Brasil Business, responde em seu novo episódio, com o especialista em investimentos do Santander, Arley Matos

Foto: Divulgação

Do CNN Brasil Business,

em São Paulo

Ouvir notícia

Comprar moedas estrangeiras pode ser um investimento para quem aposta na desvalorização do real ou um movimento de proteção para quem tem, por exemplo, compromissos futuros a serem pagos em dólar e não quer surpresas na hora de quitar essa dívida. Nos últimos meses, porém, a moeda brasileira perdeu muito valor, o que faz os investidores se perguntarem se este é um momento para entrar nesse mercado. 

É isto que o podcast “O que eu faço?”, do CNN Brasil Business, responde em seu novo episódio. O especialista em investimentos do Santander, Arley Matos é direto: “não é um bom momento de entrada, principalmente para quem tem uma estratégia de longo a médio prazo”. 

Veja também:
Confira aqui todos os episódios do “O que eu faço?”

Isso não significa que comprar dólares ou euros seja um mau investimento. É que as incertezas acerca dos gastos públicos no Brasil e sobre o futuro das reformas administrativa e tributária fizeram o real ter um dos piores desempenhos entre as moedas de mercados emergentes nos últimos meses. 

Na dúvida, os investidores preferem não correr riscos e fogem de moedas como o real, o que também ajuda a explicar a desvalorização da moeda. Além disso, a taxa básica de juros para estimular o consumo é não é favorável ao câmbio. 

Entre os fatores de risco para quem analisa uma entrada nesse mercado estão o futuro do Renda Brasil e as discussões no governo sobre o teto de gastos. 

O mercado reage rapidamente às sinalizações de Brasília sobre pautas que afetam a economia. Por isso, se o investidor não tem o hábito de acompanhar o mercado financeiro, Matos recomenda procurar a ajuda de especialistas para mostrar as melhores estratégias. 

O especialista do Santander aposta numa valorização do real, em um movimento de correção no preço da moeda, com “melhora gradual da economia e sinalizações positivas sobre o futuro das contas públicas no Brasil. 

Entenda mais no novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Business, e pela âncora da CNN, Luciana Barreto.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN