Vale e Nippon Steel fecham parceria para explorar descarbonização da siderurgia

Mineradora afirmou que a iniciativa junto à maior produtora integrada de aço do Japão ajudará a alcançar meta de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035

Logo da Vale no Rio de Janeiro
Logo da Vale no Rio de Janeiro 07/08/2017 REUTERS/Ricardo Moraes

Por Letícia Fucuchima, da Reuters

Ouvir notícia

A Vale anunciou na última segunda-feira (25) que assinou um memorando de entendimentos com a japonesa Nippon Steel Corporation para buscar soluções de descarbonização da indústria siderúrgica.

Segundo comunicado, as companhias pretendem estudar e explorar em conjunto soluções de uso de metálicos – como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored – e o uso de briquetes verdes da Vale no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas.

A Vale afirmou que a iniciativa junto à maior produtora integrada de aço do Japão ajudará a alcançar seu compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.

A mineradora pretende busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, acrescentou.

Mais Recentes da CNN