Vice-presidente da Comissão Europeia prevê economia “severamente impactada”

Mesmo com previsões duras, Valdis Dombrovskis caracterizou como "fortes" os fundamentos da economia na região

Bandeiras da União Europeia em Bruxelas
Bandeiras da União Europeia em Bruxelas 19/09/2019 REUTERS/Yves Herman

André Marinho, do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

Vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis afirmou nesta terça-feira (15) que o crescimento econômico na União Europeia será “severamente impactado” pelo conflito decorrente da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ainda assim, Dombrovskis caracterizou como “fortes” os fundamentos da economia na região. “Conseguiremos suportar a crise”, garantiu, em coletiva de imprensa após reunião do Ecofin, grupo que reúne os ministros das finanças da UE.

Dombrovskis ressaltou ainda que o bloco aumentará a pressão contra a Rússia caso governo de Vladimir Putin intensifique a “agressão” no território vizinho.

O político letão, que também é comissário para o comércio, acrescentou que “todas as opções estão na mesa” em relação às sanções contra Moscou, mas evitou apresentar detalhes sobre os próximos passos.

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, que participou da mesma coletiva, expressou preocupação sobre a emergência de uma possível crise alimentar global, sobretudo na África, por conta da situação no Leste Europeu, que concentra relevante produção de trigo.

Mais Recentes da CNN