Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    16ª funcionária do Google e outras mulheres da tecnologia ganham suas próprias Barbies

    Mattel espera inspirar as meninas a abraçar os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), homenageando um seleto grupo de pioneiras

    A Barbie está homenageando mulheres líderes em STEM para o Dia Internacional da Mulher deste ano com bonecas únicas feitas à semelhança de pioneiras como as irmãs Wojcicki
    A Barbie está homenageando mulheres líderes em STEM para o Dia Internacional da Mulher deste ano com bonecas únicas feitas à semelhança de pioneiras como as irmãs Wojcicki Reprodução/ Mattel

    Parija Kavilanzda CNN

    em Nova Iorque

    A Barbie já teve impressionantes 200 carreiras em seu currículo — médica, astronauta, engenheira de computação, CEO e até candidata presidencial.

    Para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Mattel (proprietária da marca Barbie) espera inspirar as meninas a abraçar os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês para representar esses setores), homenageando um seleto grupo de pioneiras desses setores com sua própria boneca Barbie.

    Entre as homenageadas, estão as irmãs Wojcicki — Susan (CEO de longa data do YouTube), Anne (CEO da empresa de testes de DNA domiciliar 23andME) e Janet (professora de pediatria e epidemiologia na Universidade da Califórnia, San Francisco).

    Susan Wojcicki anunciou em fevereiro que estava “se afastando” de seu papel de liderança no YouTube depois de quase uma década administrando a plataforma de compartilhamento de vídeos.

    Wojcicki está envolvida com a empresa controladora do YouTube, Google, desde seus primeiros dias, quando seus dois fundadores trabalharam em sua garagem na Califórnia para construir um mecanismo de busca. Mais tarde, ela se tornou a 16ª funcionária do Google e trabalha na empresa, há quase 25 anos.

    O grupo também inclui mulheres pioneiras em STEM de todo o mundo, como Maggie Aderin-Pocock, cientista espacial e educadora do Reino Unido; Antje Boetius, pesquisador marinho e microbiologista da Alemanha; Li Yinuo, co-fundadora da ETU Education, uma startup escolar na China que oferece uma educação mais personalizada; e Katya Echazarreta, engenheira elétrica que trabalhou em cinco missões da NASA e a primeira mulher nascida no México a viajar para o espaço.

    “Nossos pais promoveram a independência e a crença de que poderíamos realmente ser o que quiséssemos quando eu crescesse, mas o mais importante era perseguir uma paixão”, disse Anne Wojcicki em um comunicado. “Espero que compartilhar nossas histórias encoraje as meninas a tentar algo novo, enfrentar algo que possa assustá-las e encarar os desafios como oportunidades emocionantes.”

    A Mattel disse que essas bonecas únicas não estão à venda e serão presenteadas às mulheres que as inspiraram.

    Segundo a Mattel, a própria Barbie teve mais de 40 carreiras STEM diferentes, incluindo astrofísica, cientista espacial, médica e engenheira de robótica. Embora as mulheres no mundo real representem metade da força de trabalho dos EUA, elas ainda representam menos de um terço da força de trabalho STEM.

    “STEM é um campo onde as mulheres estão severamente sub-representadas, e nossa esperança é que homenagear esses sete líderes em ciência e tecnologia encoraje as meninas a seguirem sua paixão neste campo”, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie & Dolls com Mattel, disse em um comunicado.

    Os modelos Barbie STEM são os mais recentes em um esforço da Mattel para defender as conquistas das mulheres líderes em todas as profissões. Por exemplo, a empresa homenageou a produtora e escritora de televisão Shonda Rhimes com sua própria boneca Barbie no ano passado e o ícone de estilo Iris Apfel em 2018.

    O esforço da Mattel para expandir para Barbies baseadas em mulheres extraordinárias da vida real ajudou a impulsionar o mercado de colecionadores de Barbie, disse Jim Silver, um especialista da indústria de brinquedos e CEO da Toys, Tots, Pets & More, um site de avaliação da indústria.

    “O mercado de colecionadores de Barbie tem sido forte por muitos anos, mas a Mattel se concentrou em apresentar muito mais modelos”, disse Silver. “A mudança tem sido extremamente popular entre seus fãs colecionadores e também atraiu atenção generalizada para aqueles modelos que deveriam ser homenageados e muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem.”

    A renomada primatologista britânica Jane Goodall também ganhou sua própria Barbie em 2022 como parte da Inspiring Women Series de bonecas Barbie , baseadas em mulheres que foram figuras proeminentes na história. A Barbie Jane Goodall estava à venda. A série Inspiring Women Barbie, com preço de $ 35 para a boneca, é normalmente vendida nas lojas Amazon, Walmart e Target.

    –Brian Fung da CNN contribuiu para esta história.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original