Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    6 atitudes para avançar na carreira em 2021

    Embora 2020 tenha sido horrível, não devemos ignorar o que ele nos ensinou sobre como preferimos trabalhar

    Mentoria contribui para crescimento profissional
    Mentoria contribui para crescimento profissional Foto: CoWomen/Unsplash

    Por Kathryn Vasel, CNN Business

     

    Vai pela sombra, 2020!

    Este ano trouxe mudanças dramáticas para o mercado de trabalho e a forma como trabalhamos. Se você acha que só conseguiu boiar no trabalho, faça de 2021 o ano que irá relançar sua carreira.

    Embora 2020 tenha sido horrível, não devemos ignorar o que ele nos ensinou sobre como preferimos trabalhar – este é o grande conselho de Tracy Timm, autora de “Unstoppable: Discover Your True Value, Define Your Genius Zone, and Drive Your Dream Career” (“Imparável: Descubra o seu Verdadeiro Valor, Defina a sua Zona de Gênio e Conduza a Carreira dos seus Sonhos”, ainda sem edição no Brasil).

    “É preciso pensar no que você aprendeu com essa confusão em massa e como pode aplicar essas lições na vida e em sua carreira no futuro”, recomendou Timm.

    Talvez você tenha aprendido que aproveitar a interação virtual com seus colegas pode ajudá-lo a ter ideias e pensar de forma mais criativa. Ou que você é mais produtivo em casa do que imaginava.

    “Priorize. É uma questão de pensar no que você precisa para ser feliz e sustentável profissionalmente”, disse Timm. 

    Leia e assista também

    ‘Carreira em Y’ pode explicar por que algumas empresas têm chefes tão ruins

    Google oferece consultoria grátis para profissionais em transição e empresários

    Eis o que você deve focar no novo ano, na opinião dela e de outros especialistas:

    Pense grande, planeje pequeno

    É bom pensar grande para o que você deseja alcançar no novo ano, mas convém dividir a meta em etapas menores.

    “Dê passos graduais”, aconselha Peggy Caruso, executiva e coach de desenvolvimento pessoal. “Depois de dar um pequeno passo e alcançar o primeiro objetivo, você terá mais motivação para prosseguir”.

    Portanto, se seu objetivo é conseguir uma promoção, planeje seu roteiro para uma nova posição. Por exemplo: liderar dois novos projetos, conquistar um número X de novos clientes até o final do segundo trimestre, fazer um curso de liderança e aproveitar as capacitações oferecidas pela empresa aos funcionários.

    Reviva sua rede

    As formas usuais de expansão da rede profissional (como conferências, eventos do setor e feiras de negócios) desapareceram em 2020. Como muitas oportunidades de carreira vêm de quem você conhece, é hora de revitalizar seu jogo de networking.

    Os eventos estão acontecendo virtualmente; verifique, portanto, as organizações profissionais aplicáveis e as associações de ex-alunos de escolas para qualquer encontro online que estejam hospedando e navegue nos sites de relacionamento, como LinkedIn ou Meetup, para encontros virtuais.

    Apresentar-se pode ser a parte mais difícil do networking. É por isso que Caruso recomenda aperfeiçoar seu “discurso de elevador” (aquele apelo rápido para vender sua ideia) quando alguém pergunta o que você faz.

    “Você não vai querer divagar num momento assim. Faça uma explicação rápida de 30 segundos sobre o que você faz para que o interlocutor entenda”, afirmou. “E encerre com uma pergunta: todo mundo gosta de falar sobre si mesmo”.

    Expandir sua rede é importante, mas também invista algum tempo reformando sua rede já estabelecida. As conexões que temos com nossos colegas de trabalho são importantes – eles podem ajudar com produtividade, engajamento e satisfação geral. Mas não ter um tempo presencial regular pode enfraquecer esses relacionamentos.

    Em maio, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse ao “The New York Times”: “… talvez estejamos queimando parte do capital social que construímos nessa fase em que todos trabalhamos remotamente”.

    Para ajudar a reforçar esses laços, entre em contato com colegas e parceiros para bate-papos rápidos não relacionados ao trabalho.

    “A boa notícia é que, mesmo que você seja um pouco proativo, as pessoas geralmente são muito receptivas”, pontuou Dorie Clark, autora de “Você Intraempreendedor: Monetize Suas Habilidades, Crie Várias Fontes de Renda e Tenha Sucesso” (Editora Alta Books).

    Encontre um mentor

    Um mentor pode fornecer informações, fazer conexões e oferecer uma dose de confiança quando as coisas ficam difíceis.

    “Não precisa ser alguém que você conhece”, disse Caruso. “Determine o que você quer atingir e pense em quem é a pessoa que pode ajudar nisso”.

    Depois de identificar a pessoa, convide-a para uma conversa na qual você detalha por que a escolheu, o que está procurando e que trabalho pretende fazer no relacionamento.

    Restabeleça limites

    Quando trabalho e vida acontecem sob o mesmo teto, o equilíbrio se torna inexistente. E isso pode levar rapidamente ao esgotamento profissional.

    Estabeleça limites com seu empregador e sua família, deixando claro quando estiver trabalhando ou não.

    “Ao sair do trabalho, viva o momento presente”, afirmou Caruso. “Quando você sair do home office, finja que está voltando para casa e se convide para jantar. Desligue o telefone, desconecte-se do trabalho e tenha em mente que uma refeição saudável em família é a ocasião ideal para conversar sobre o que aconteceu no dia”.

    Aprenda uma nova habilidade

    Aprender algo novo pode ser revigorante, para não mencionar um bom impulso para o currículo.

    Existem muitos cursos online disponíveis que podem ajudar no avanço na carreira, seja aprendendo uma habilidade difícil – como aprimorar suas habilidades de linguagem de programação, por exemplo – ou algo mais suave, como uma comunicação eficaz.

    Torne-se um líder

    Quando uma pessoa quer provar que é digna de ser promovida, uma boa medida é mostrar que pode assumir o comando de uma equipe ou tarefa. Mas isso pode ser difícil de fazer remotamente e quando não se não está em uma posição gerencial.

    A chave para mostrar liderança é ser proativo.

    “Levante a mão e procure oportunidades e maneiras de fazer contribuições, em vez de ouvir o que fazer, esperar para receber algo ou pedir a um gerente que lhe ensine como fazer isso”, disse Clark.

    Entre em contato com os membros da equipe para ver de que suporte eles precisam e ajude a resolver problemas de forma proativa, sugeriu Timm.

    Mostrar suas habilidades de resolução de problemas também demonstra liderança.

    “Analise o horizonte e procure oportunidades e lacunas no que sua empresa está fazendo, faça sugestões e se ofereça para liderar um comitê para melhorar o processo. O ato de sugerir marca você como um líder”, afirmou Clark.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original  em inglês)

    Tópicos

    Tópicos