Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após ajustes, Boeing deve lançar cápsula espacial Starliner neste mês

    Lançamento foi adiado na semana passada, depois de descobrirem uma falha nas válvulas do sistema de propulsão. Missão tripulada ocorrerá no máximo em dezembro

    Foto: Photo by Loren Elliott/Getty Images

    Abhijith Ganapavaram, da Reuters

     A Boeing disse nesta segunda-feira (9) que avalia várias datas neste mês para o lançamento de sua cápsula espacial CST-100 Starliner para a Estação Espacial Internacional.

    A empresa adiou na semana passada um aguardado lançamento da cápsula depois de descobrir uma falha nas válvulas do sistema de propulsão durante as verificações de pré-lançamento.

    A Boeing disse nesta segunda-feira que corrigiu problemas no fim de semana na maioria das 13 válvulas do sistema de propulsão da CST-100 Starliner e as inspeções não mostraram sinais de danos ou corrosão externa.

     

    “Sete das 13 válvulas agora estão operando conforme projetado, com inspeção e reparo das válvulas afetadas restantes a serem realizadas nos próximos dias”, disse a empresa.

    A Boeing disse que está trabalhando com a Nasa e a United Launch Alliance, sua parceria com a Lockheed Martin, para confirmar as datas de lançamento quando a espaçonave estiver pronta.

    A CST-100 Starliner levará as pessoas de e para a órbita baixa da Terra e a Boeing disse que uma missão tripulada ocorrerá no máximo em dezembro, pois compete com a SpaceX de Elon Musk para ser a primeira a levar astronautas da Nasa à estação espacial vindos do solo dos EUA em quase uma década.