Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arábia Saudita vence Itália e Coreia do Sul e irá sediar Expo 2030

    País precisava obter dois terços dos votos para vencer na primeira rodada

    Grande outdoor anunciando Riad, Arábia Saudita, como candidata à Expo Mundial 2030, é visto em Paris
    Grande outdoor anunciando Riad, Arábia Saudita, como candidata à Expo Mundial 2030, é visto em Paris 25/11/2023REUTERS/Gonzalo Fuentes

    Da Reuters

    Riad, na Arábia Saudita, conquistou o direito de sediar a feira mundial Expo 2030, após uma votação nesta terça-feira (28), em outra vitória diplomática para um país do Golfo após a Copa do Mundo de futebol do Catar no ano passado.

    Busan, na Coreia do Sul, e Roma, na Itália, também estavam na disputa para sediar a feira mundial, um evento quinquenal que atrai milhões de visitantes e bilhões de dólares em investimentos.

    Riad obteve 119 votos, Busan 29 e Roma 17, de acordo com o votação de 182 membros do Bureau International des Expositions (BIE), com sede em Paris. A Arábia Saudita precisava obter dois terços dos votos para vencer na primeira rodada.

    Riad havia recrutado o astro do futebol Cristiano Ronaldo, que joga no clube saudita Al-Nassr, para convencer os membros em um vídeo projetado antes da votação. A capital saudita se propôs a sediar o evento entre outubro de 2030 e março de 2031.

    A vitória é a cereja do bolo para o ambicioso programa Vision 2030 do governante de facto do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tem como objetivo livrar o país de sua dependência do petróleo.

    Os críticos dizem que o príncipe Mohammed quer usar o evento para melhorar a imagem de seu país após o assassinato do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, que os líderes ocidentais acreditam ter sido ordenado pelo príncipe herdeiro.

    Veja também: Prévia da inflação sobe 0,33% em novembro

    Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.