Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astro de Jornada nas Estrelas diz que príncipe William não entendeu turismo espacial

    William Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço; duque de Cambridge pediu atenção de bilionários aos problemas da Terra

    Ator William Shatner, de 90, se tornou pessoa mais velha a ir ao espaço
    Ator William Shatner, de 90, se tornou pessoa mais velha a ir ao espaço Reprodução/Blue Origin

    Charles Rileyda CNN

    O ator William Shatner, que interpretou o capitão Kirk em Jornada nas Estrelas, respondeu às críticas do príncipe William sobre o turismo espacial nesta sexta-feira (15).

    Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço nesta quarta-feira (13). Ele participou de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos.

    Segundo Shatner, o membro da realeza britânica “entendeu errado” parte do que é o turismo espacial ao dizer que a solução de problemas na Terra deveria ser priorizada ao invés das viagens turísticas ao espaço.

    “Ele é um homem amável, gentil e educado, mas esta é uma ideia errada”, disse Shatner durante entrevista ao Entertainment Tonight.

    “A ideia aqui não é dizer ‘olhe para mim, estou no espaço'”, acrescentou Shatner, alegando que viagens como a que ele fez representam um “pequeno passo” em direção à transferência de indústrias poluentes para o espaço.

    O ator disse ainda que uma base de geração de energia poderia ser construída 250 milhas acima da Terra e usada para abastecer residências e empresas. “O príncipe está perdendo o ponto”, acrescentou.

    “Tudo o que se precisa é alguém rico como Jeff Bezos [dizer], ‘Vamos lá para cima.'”

    Sem citar nomes, William criticou os bilionários focados no turismo espacial em entrevista à BBC nesta quinta-feira (14), dizendo que eles deveriam investir mais tempo e dinheiro para salvar a Terra.

    Foguete da empresa de Jeff Bezos levou ator de ‘Star Trek’ ao espaço / Reprodução/CNN Brasil (13.out.2021)

    As críticas do príncipe

    Bezos, Elon Musk, chefe da SpaceX, e Richard Branson, da Virgin Galactic, estão levando turistas ao espaço.

    “Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo concentrados em tentar consertar este planeta, não tentando encontrar o próximo lugar para ir e viver”, disse o príncipe.

    Primogênito do príncipe Charles e segundo na linha para o trono britânico, William afirmou que não tinha “absolutamente nenhum interesse” em ir para o espaço.

    Ele também expressou preocupação com o impacto ambiental do turismo espacial, dizendo que havia uma “questão fundamental” sobre o custo do carbono dos voos espaciais.

    O voo New Shepard NS-18, do qual Shatner participou, realizou uma viagem de 11 minutos, passando pela Linha Kármán, a fronteira do espaço reconhecida internacionalmente.

    O ator disse que a viagem espacial não é algo que uma pessoa possa entender até que “você esteja lá em cima e veja a escuridão”.

    “Do nosso ponto de vista, o espaço está cheio de mistério, mas naquele momento, é escuridão e morte. Neste momento aqui embaixo, quando olhamos para baixo, [a Terra] é vida e nutrição. Isso é o que todos precisam sabe “, disse Shatner à CNN após seu voo.

    (Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)