Brasil bate recorde histórico na abertura de empresas em um ano

Mais de quatro milhões de novos negócios foram abertos no país em 2021

Mais de quatro milhões de novos negócios foram abertos no país em 2021
Mais de quatro milhões de novos negócios foram abertos no país em 2021 Foto: Campaign Creators/Unsplash

Rayane Rocha*da CNN

no Rio de Janeiro

Em 2021, o Brasil alcançou o recorde de empresas abertas em um só ano: foram quase quatro milhões abertas ao longo dos 12 meses. Um crescimento de quase 20% em relação ao registrado em 2020. Os números foram divulgados no Boletim do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia.

Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério, Caio Mario Paes de Andrade destaca que os números são um retrato positivo das reduções de burocracias, em especial por conta do universo digital.

“O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”, avalia.

De modo geral, todas as unidades federativas tiveram crescimento nos dados referentes a novos negócios. A maior contribuição veio na região Norte, com o Amapá. Sozinho, o estado representou uma alta de 40%, com 8.851 novas companhias.

Mais do que o patamar único alcançado no país, abrir uma companhia também ficou mais rápido nesse período. Atualmente, na maior parte dos estados brasileiros, os processos de abertura levam menos de dois dias para serem feitos.

No balanço entre aberturas e fechamentos de companhias, o governo federal contabilizou um saldo positivo de 2,6 milhões de negócios abertos. Esse também é o maior número já registrado. Com isso, o mercado nacional encerrou o ano com mais de 18,9 milhões de empreendimentos ativos.

*Sob supervisão de Stéfano Salles