Buscas por viagens de fim de ano aumentam 220% em 2022

Levantamento da CNN foi feito com base nos dados de três das principais agências de viagens brasileiras

Lucas Janoneda CNN

Rio de Janeiro

A menos de dois meses para o Natal e o Réveillon, a busca por passagens aéreas entre os brasileiros registra um “boom”. De acordo com dados de três das principais agências de viagens do país, a procura por viagens aumentou 220% nas últimas semanas de outubro, em comparação com o mesmo período de 2021.

O levantamento produzido pela CNN utilizou como base os números divulgados pela CVC, Kayak e Decolar.

“Com a aproximação do fim do ano, os clientes acabam intensificando a procura por viagens, que passam a fazer parte das prioridades do seu orçamento familiar. Notamos que esse movimento está se ampliando semana após semana, gerando um aumento em torno de 217% para o Natal e de cerca de 226% para o Ano Novo, tanto no doméstico quanto no internacional”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

As três agências de viagens também convergem sobre os locais mais buscados pelos brasileiros para o fim do ano. Entre os destinos nacionais estão Recife, em Pernambuco, Salvador, na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já para o exterior, os destinos mais procurados pelos brasileiros são Lisboa, em Portugal, além de Miami, Orlando e Nova York, nos Estados Unidos. É o que revelam os dados das três empresas consultadas.

Um dos empecilhos registrado pelos brasileiros, entretanto, é o custo das passagens aéreas. Segundo o levantamento da Kayak, o preço dos assentos para destinos nacionais está até 10% maior em 2022, em comparação com 2021. A título de curiosidade, a passagem para o Rio de Janeiro, neste ano, aumentou em média R$ 200 em relação ao ano passado.

As viagens internacionais também sofreram com o mesmo movimento. As maiores altas registradas pelo levantamento da Kayak foram vistas em voos para Lisboa e Paris, na França. Atualmente, os dois destinos custam em média R$ 7 mil.