Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campos Neto assume presidência de conselho do BIS nesta segunda-feira (9)

    Presidente do BC do Brasil substituirá presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York no Conselho Consultivo das Américas do banco e terá mandado com duração de dois anos

    BIS é considerado o "banco central dos bancos centrais"
    BIS é considerado o "banco central dos bancos centrais" REUTERS/Adriano Machado

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, inicia nesta segunda-feira (9) o mandato como presidente do Conselho Consultivo das Américas (CCA) do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

    O BIS é considerado o “banco central dos bancos centrais”, e seu Conselho Consultivo das Américas é formado pelos presidentes dos bancos centrais de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.

    Campos Neto substituirá John Williams, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, e terá um mandado com duração de dois anos.

    Com sede em Basileia, na Suíça, o BIS tem entre suas atribuições promover discussões e facilitar a colaboração entre os bancos centrais, além de dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira.

    Também está entre as atribuições do banco a condução de pesquisas sobre políticas de interesse dos bancos centrais, sendo a primeira contraparte para os bancos centrais em suas transações financeiras.