Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nível de atividade da construção já supera patamar pré-pandemia, diz CBIC

    Resultado também é 24,9% maior do que o observado no segundo trimestre de 2020

    Nível de atividades da construção voltou para o que havia registrado no início de 2016
    Nível de atividades da construção voltou para o que havia registrado no início de 2016 14/10/2022. REUTERS/Aly Song

    Circe Bonatelli, do Estadão Conteúdo

    A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) informou que o nível de atividade do setor no fim do terceiro trimestre de 2022 já é 12,5% maior que o registrado antes da chegada da pandemia, no quarto trimestre de 2019.

    O resultado também já é 24,9% maior do que o observado no segundo trimestre de 2020, quando a pandemia efetivamente se espalhou pelo Brasil.

    Com isso, o nível de atividades da construção voltou para o que havia registrado no início de 2016, segundo levantamento da CBIC com base em um índice de volume (com ajuste sazonal) do PIB da construção e do PIB nacional.

    A economia nacional, por sua vez, está 3,0% acima do nível pré-pandemia (quarto trimestre de 2019) e atingiu o segundo patamar mais alto da série.

    Apesar da evolução no desempenho, a CBIC ponderou que o setor permanece 23,7% abaixo do seu pico de atividades, registrado no início de 2014. “Isso mostra que, apesar da alta, a Construção ainda precisa avançar muito para recuperar o seu ritmo de atividades”, enfatizou a CBIC.