Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com gasodutos fechados, economia alemã encolherá durante inverno, diz BC do país

    Com a Rússia fechando o gasoduto que leva esses combustíveis para o país, a Alemanha está procurando fontes alternativas e maneiras de reduzir o uso

    Pessoas passam por loja em zona de pedestres em Munique, Alemanha
    Pessoas passam por loja em zona de pedestres em Munique, Alemanha REUTERS/Lukas Barth

    da Reuters

    A economia alemã já está se contraindo e deve piorar nos meses de inverno, à medida que o consumo de gás for cortado ou racionado, disse o banco central do país nesta segunda-feira (19).

    Com a Rússia, que fornecia cerca de 40% do gás da União Europeia antes do conflito na Ucrânia, fechando o gasoduto que leva esses combustíveis para a Alemanha, a maior economia da Europa está procurando fontes alternativas e maneiras de reduzir o uso.

    O Bundesbank disse que a economia deve encolher, mesmo que o racionamento total seja evitado à medida que as empresas cortam ou interrompem a produção.

    “A atividade econômica pode recuar um pouco neste trimestre e encolher acentuadamente nos meses de outono e inverno”, disse o banco central.

    O banco alertou, no entanto, que não espera que o cenário adverso divulgado em junho, que previu contração de 3,2% da economia em 2023, se materializasse.