Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como investir como Warren Buffett durante uma recessão

    Diferença entre apostar e investir, diz o Oráculo de Omaha, está na compreensão dos fundamentos de uma empresa

    Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway: "Há enormes quantias de dinheiro que as pessoas pagam por conselhos de que realmente não precisam"
    Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway: "Há enormes quantias de dinheiro que as pessoas pagam por conselhos de que realmente não precisam" Reuters

    Nicole Goodkinddo CNN Business

    Entre 2020 e 2022, as ações no mercado americano dispararam em direção à lua. Este ano, porém, elas foram lançadas de volta à Terra.

    O S&P 500 (INX) caiu cerca de 18% no acumulado do ano, as taxas de inflação estão nas máximas de 40 anos, o caos geopolítico é abundante e uma recessão está se aproximando. O ambiente de dinheiro fácil ao qual muitos investidores se acostumaram nos últimos 13 anos está no espelho retrovisor.

    O índice de crescimento S&P 500, que acompanha as ações com o melhor crescimento em três anos em receita e lucro por ação, caiu quase 15% no ano passado. O S&P 500 Value Index, que acompanha as ações com as melhores avaliações, caiu 4,8% no mesmo período.

    “Wall Street ganha dinheiro, de uma forma ou de outra, pegando as migalhas que caem da mesa do capitalismo”, alertou Warren Buffett aos investidores em sua reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em abril. “Eles ganham muito mais dinheiro quando as pessoas estão apostando do que quando estão investindo.”

     

    A diferença entre apostar e investir, diz o Oráculo de Omaha, está na compreensão dos fundamentos de uma empresa.

    A análise técnica é baseada principalmente no preço e no volume das ações. Os comerciantes não estão tentando prever o futuro de uma empresa. Eles não analisam o negócio subjacente ou a economia, mas usam gráficos e identificam padrões para prever para onde uma ação está indo.

    A análise fundamentalista ocorre quando um investidor avalia a posição financeira, o desempenho, a concorrência e a economia de uma empresa para determinar seu valor e, em seguida, compra essa ação quando está sendo negociada com desconto.

    O cassino está aberto

    Cerca de 15% de todos os atuais investidores do mercado de ações dos EUA dizem que começaram a investir em 2020, de acordo com uma pesquisa da Schwab – e a maioria que abriu sua primeira conta de investimento sem aposentadoria naquele ano tinha menos de 45 anos e rendas mais baixas do que os mais experientes investidores.

    Impulsionados por um influxo de dinheiro de estímulo pandêmico, cerca de 20 milhões de novos investidores despejaram seu dinheiro extra no mercado de ações dos EUA nos últimos dois anos, usando o Reddit e outras comunidades online para promover narrativas que fizeram ações de empresas como a GameStop subirem 100 vezes no preço ao longo de alguns meses.

    Essas altas de ações foram em grande parte baseadas em questões técnicas – um aperto coordenado de curto prazo – e não em se as empresas eram viáveis ​​no longo prazo. Essa compra indiscriminada ajudou a transformar Wall Street em uma “sala de jogos”, disse Buffett na reunião de sua empresa em abril.

    A análise técnica é útil para negociações de curto prazo e para mercados de tempo, enquanto a análise fundamentalista é útil para investimentos de longo prazo, que são menos suscetíveis aos caprichos da economia.

    No longo prazo, as ações tendem a superar a inflação e se recuperar de recessões por uma ampla margem, mas é uma maratona – não um sprint. Buffett é conhecido por dizer que seu período de retenção de ações favorito é para sempre.

    A análise fundamentalista não diz muito aos investidores sobre o que acontecerá no futuro imediato, mas quando é hora de se agachar e superar os tempos difíceis, o investimento fundamentalista é o caminho a seguir, dizem os analistas.

    Confie em si mesmo

    Os investidores não são muito bons em prever o futuro, disse Steven Check, que dirige a empresa de consultoria financeira Check Capital. Eles tendem a reagir exageradamente a problemas imediatos. “O mercado é irracional no curto prazo, mas é sempre racional no longo prazo”, disse Check.

    As bolhas crescem e estouram, mas se você considerar como uma empresa se sairá na próxima década e continuar com ela, “você acabará sendo recompensado”, disse ele.

    “O mercado de ações é a única loja onde, quando as coisas vão à venda, todo mundo sai correndo. Você não quer ser uma dessas pessoas”, acrescentou Shawn Cruz, estrategista-chefe de negociação da TD Ameritrade.

    É provável que as empresas com balanços sólidos, saldos de caixa saudáveis ​​e receitas crescentes estejam atualmente com preços com desconto, disse ele. “Então, se você tem um foco de longo prazo e alguns nomes específicos que está procurando, este é um bom momento para pegar algumas ações de qualidade para seu portfólio.”

    Você não precisa ser um guru da escolha de ações, acrescentou. Empresas como Chase, Apple, Amazon e Microsoft ainda estão negociando abaixo de suas altas recentes.

    Faça a lição de casa

    A boa notícia para os investidores mais preguiçosos (ou mais ocupados) é que muitos especialistas já fizeram a pesquisa para você e, por uma taxa, é possível pode obter acesso a ela. Mas se você está seguindo as regras de Buffett, é importante fazer o trabalho sozinho e nunca investir em um negócio que você não entende.

    Um bom lugar para começar é lendo sobre uma empresa em potencial. Veja quem está gerenciando o negócio, o que está promovendo e como. Você entende o produto e acha que ele tem um lugar na economia futura? Pergunte a si mesmo se você reconstruiria esta empresa do zero se tivesse chance, disse Check.

    Em seguida, dê uma olhada nas demonstrações financeiras da empresa, que normalmente estão disponíveis em seus sites. Avalie seu balanço. Suas demonstrações de lucros e perdas, demonstrações de fluxo de caixa, custos operacionais, receitas e despesas parecem saudáveis? O lucro líquido tem aumentado nos últimos anos? A dívida da empresa parece estranha?

    Você também vai querer dar uma olhada na economia mais ampla e ver como uma empresa se compara aos seus concorrentes. Você quer investir em negócios que se destacam e têm espaço para crescimento, especialmente em um setor lotado.

    Por fim, mantenha-se atualizado. Seu investimento em uma empresa não termina quando uma negociação é concluída. A economia evolui e seu portfólio também.

    Mais importante ainda, não tenha medo de parar de investir ativamente. “Na minha opinião, para a maioria das pessoas, a melhor coisa a fazer é possuir o fundo de índice S&P 500”, disse Buffett em sua reunião de acionistas de 2020.

    “Há enormes quantias de dinheiro que as pessoas pagam por conselhos de que realmente não precisam.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original