Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    Educação financeira é transformadora para a população negra, diz especialista

    À CNN Rádio, Clara Sodré explicou que conhecimento sobre dinheiro tem de levar em conta os problemas estruturais da sociedade

    Unsplash/Towfiqu Barbhuiya

    Amanda Garciada CNNLetícia Vidica

    A população negra está na base da pirâmide socioeconômica e este problema estrutural traz desafios adicionais para trazer educação financeira para este grupo da sociedade.

    Esta é a avaliação da analista de Alocação e Fundos da XP Investimentos Clara Sodré.

    Em entrevista à CNN Rádio, no CNN No Plural, ela explicou que lidar com dinheiro é “uma questão de sobrevivência” para a população negra.

    A especialista lembrou que mães solo estão focadas em pagar as contas, todo o dinheiro que entra já tem saída certa.

    Ela ainda compartilhou sua história pessoal.

    “Vim da realidade de escola pública, que mal tinha matemática básica, o que dirá educação financeira. O conceito de dinheiro é muito distante”, contou.

    Dessa forma, isso torna “difícil chegar na fase adulta, quando se monta renda” para conseguir montar uma estrutura e atingir a liberdade financeira.

    “A educação financeira entra para sanar dúvidas e trazer conhecimento para transformar a realidade dessas pessoas, saber a importância do dinheiro transforma vidas”, completou.

    Clara acrescenta que essa educação deve ser segmentada, levando em conta o histórico da população negra.

    “Ela vem de um passado de escravidão, sem acesso à renda, quando mudou, essa ideia ainda continuou e essa conjuntura leva à dependência estrutural”, defendeu.

    Uma vez que se entende esse contexto, a analista explica, é possível “lutar por soluções para reverter esse cenário e trabalhar por uma mudança”.

    *Com produção de Amanda Alves