Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Efeito pandemia: veja os SUVs que mais valorizaram ou desvalorizaram em 12 meses

    Com a crise sanitária se alastrando por mais de 12 meses, estudo apontou os modelos que ganharam ou perderam preço no período

    Lexus UX 250h F-Sport: durante a pandemia, modelo se valorizou em 17,56%
    Lexus UX 250h F-Sport: durante a pandemia, modelo se valorizou em 17,56% Foto: Divulgação

    Thiago Moreno, colaboração para o CNN Brasil Business

    Os efeitos da pandemia sobre a indústria automotiva nacional ainda não podem ser compreendidos completamente. Entre o que já foi visto, passamos por fechamento de fábricas, consecutivos aumentos de preços do carro 0 km, modelos usados sendo vendidos mais caros que os novos e até falta de componentes para a produção.

    Fato é que o misto da queda do poder aquisitivo, desvalorização do real e falta de carros 0 km nas lojas acabou afetando o mercado de veículos usados, que estão com procura elevada por, na maioria dos casos, serem mais baratos que o novo e estarem disponíveis à pronta entrega. 

    Para medir esse efeito, a startup Mobiauto estudou o valor médio de comercialização de utilitários esportivos, comparando os preços de tabela dos SUVs 0 km em março de 2020 e seus respectivos preços médios de venda em março de 2021, medindo exatamente os efeitos do primeiro ano da pandemia no Brasil.

     

    Os que ficaram mais caros

    O resultado foi que alguns modelos se valorizaram mais de 17% após 12 meses de uso.

    Foi o caso do Lexus UX 250h Luxury, vendido 0 km em março de 2020 por R$ 193.990 e comercializado como usado por R$ 228.057, em média, no mês de março de 2021. Durante a pandemia, tal modelo se valorizou em 17,56%.

    Entre os 10 modelos que mais ganharam valor após um ano de uso, todos são importados. A Mobiauto atribui esse fenômeno principalmente à alta da cotação do dólar, que elevou os preços dos carros 0 km e puxou o valor do usado para cima.

    Os 10 SUVs que mais valorizaram na pandemia após 1 ano de uso

    1. Lexus UX 250h Luxury
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 193.990
    Preço usado em março de 2021: R$ 228.057
    Valorização: 17,56%

    2. Lexus UX 250h F-Sport
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 214.990
    Preço usado em março de 2021: R$ 252.698
    Valorização: 17,54%

    3. Lexus UX 250h Dynamic
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 173.450
    Preço usado em março de 2021: R$ 203.722
    Valorização: 17,48%

    4. Jeep Wrangler Sahara Overland
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 283.540
    Preço usado em março de 2021: R$ 332.700
    Valorização: 17,36%

    5. Lexus NX 300h Luxury
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 232.650
    Preço usado em março de 2021: R$ 268.745
    Valorização: 15,51%

    6. Mercedes-Benz GLC 220d (Diesel)
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 299.580
    Preço usado em março de 2021: R$ 345.049
    Valorização: 15,18%

    7. Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 360.580
    Preço usado em março de 2021: R$ 412.189
    Valorização: 14,31%

    8. Jeep Wrangler Sahara 2.0
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 269.100
    Preço usado em março de 2021: R$ 306.781
    Valorização: 14%

    9. Toyota RAV4 S Hybrid
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 176.962
    Preço usado em março de 2021: R$ 201.455
    Valorização: 13,84%

    10. Mercedes-Benz GLC 63S AMG
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 599.720
    Preço usado em março de 2021: R$ 681.666
    Valorização: 13,66%

    Os que perderam valor

    Porém, na outra ponta do espectro, os 10 SUVs que mais desvalorizaram durante a pandemia chegaram a perder mais de 16% após um ano de uso.

    Segundo a startup, estes modelos podem ser enquadrados em três categorias. A primeira é de carros que estavam prestes a receber atualizações, como Jeep Renegade e Nissan Kicks. 

    A segunda é de carros com muito tempo de mercado –como Peugeot 2008 e Citroën C4  Cactus– ou que saíram de linha, como foi o caso do Ford EcoSport.

    Por último, falando especificamente do Volvo XC90, ocorreu uma diminuição no preço do carro 0 km pois a marca passou a oferecer o SUV grande apenas como híbrido, o que acarretou em uma diminuição da carga tributária. Assim, o valor do usado também caiu.

    Os 10 SUVs que mais desvalorizaram na pandemia após 1 ano de uso

    1. Renault Duster GoPro 2.0 manual 4×4
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 87.405
    Preço usado em março de 2021: R$ 72.854
    Desvalorização: 16,65%

    2. Ford EcoSport Storm 4×4
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 101.619
    Preço usado em março de 2021: R$ 85.329
    Desvalorização: 16,03%

    3. Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 534.950
    Preço usado em março de 2021: R$ 452.633
    Desvalorização: 15,39%

    4. Ford EcoSport Série Especial 100 anos 1.5 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 82.432
    Preço usado em março de 2021: R$ 70.412
    Desvalorização: 14,58%

    5. Jeep Renegade Longitude 1.8 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 103.690
    Preço usado em março de 2021: R$ 89.251
    Desvalorização: 13,93%

    6. Citroën C4 Cactus Feel 1.6 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 83.948
    Preço usado em março de 2021: R$ 72.561
    Desvalorização: 13,56%

    7. Renault Captur Intense 2.0 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 93.240
    Preço usado em março de 2021: R$ 80.647
    Desvalorização: 13,51%

    8. Peugeot 2008 Griffe 1.6 turbo automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 102.707
    Preço usado em março de 2021: R$ 88.828
    Desvalorização: 13,51%

    9. Nissan Kicks Special Edition 1.6 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 87.801
    Preço usado em março de 2021: R$ 76.326
    Desvalorização: 13,07%

    10. Renault Duster GoPro 1.6 automático
    Preço 0 km em março de 2020: R$ 82.293
    Preço usado em março de 2021: R$ 71.585
    Desvalorização: 13,01%