Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Encomendas à indústria dos EUA crescem 0,4% em abril, diz Departamento de Comércio

    Alta foi impulsionada em grande parte pelos ganhos com defesa

    Indústria manufatureira em geral continuou mostrando dificuldades sob o peso da taxa de juros mais alta
    Indústria manufatureira em geral continuou mostrando dificuldades sob o peso da taxa de juros mais alta Ralph Orlowski/Reuters

    da Reuters

    As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos aumentaram pelo segundo mês em abril, impulsionadas em grande parte pelos gastos com defesa, mas a indústria manufatureira em geral continuou mostrando dificuldades sob o peso da taxa de juros mais alta.

    Os pedidos às fábricas aumentaram 0,4% após um ganho de 0,6% em março, informou o Departamento de Comércio nesta segunda-feira (5) e contra expectativa de economistas consultados pela Reuters de alta de 0,8%. Os pedidos aumentaram 1,4% na comparação anual em abril.

    O setor, que responde por 11,3% da economia, está sendo pressionado pela campanha de aumento mais rápido da taxa de juros pelo Federal Reserve desde a década de 1980.

    Os bancos também restringiram os empréstimos após as recentes falências de três bancos norte-americanos, enquanto os gastos estão mudando de bens, normalmente comprados a crédito, para serviços.

    As empresas estão reduzindo a reposição de estoques em antecipação a uma demanda mais fraca neste ano. O Instituto de Gestão de Fornecimento disse na semana passada que seu PMI de manufatura contraiu pelo sétimo mês consecutivo em maio.