Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda as propostas para combater a alta dos combustíveis

    Presidente da Câmara, Arthur Lira, estuda criar fundo e fixar valor do ICMS

    Fernando Nakagawado CNN Brasil BusinessThais Arbexda CNN

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que discute duas alternativas para combater o aumento do preço dos combustíveis. São elas a criação de um fundo de estabilização e a fixação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    De acordo com o diretor do CNN Brasil Business Fernando Nakagawa, a primeira funcionaria a partir da acumulação, que envolve uma contribuição financeira do governo e da sociedade. Essa quantia seria utilizada para quando o petróleo estivesse em alta.

    Já em relação ao imposto, de acordo com a analista de Política da CNN Thais Arbex, a discussão do valor fixo no Congresso Nacional gira em torno de R$ 1,98 por litro de gasolina. Com essa solução, alguns estados acabariam tendo um aumento do ICMS, o que não só iria piorar o problema.

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também defendeu que a Petrobras adote seu “papel social”. No entanto, ele reforça que a instabilidade política influencia no dólar, que, por sua vez, é um grande componente do preço dos combustíveis.