Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ford faz recall de 125 mil carros por falhas que podem causar incêndio no motor

    Recall abrange os SUVs Escape e Lincoln Corsair e picapes compactas Maverick de 2020 e 2023, com motores híbridos

    Por David Shepardson, da Reuters

    A Ford informou nesta terça-feira (6) que está emitindo um novo recall para 125 mil veículos utilitários esportivos e caminhões devido a falhas no motor que podem causar um incêndio.

    O recall abrange os SUVs Escape e Lincoln Corsair e picapes compactas Maverick dos modelos entre 2020 e 2023 com motores híbridos de 2,5 litros ou híbridos plug-in, de acordo com um registro da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês).

    A montadora disse que problemas isolados na fabricação podem fazer com que o motor falhe prematuramente e, nesse caso, o óleo do motor ou o vapor do combustível podem ser liberados, aumentando o risco de incêndio e ferimentos.

    A Ford inicialmente fez o recall de 100 mil veículos Escape, Corsair e Maverick nos Estados Unidos em julho de 2022, após identificar 23 relatos de incêndio ou fumaça após uma suspeita de violação de bloco, ou cárter de óleo.

    A empresa disse nesta terça-feira (6) que registrou relatos de pelo menos três veículos que sofreram incêndios após o reparo do recall de 2022.

    A Ford e a NHTSA aconselharam os proprietários a estacionar e desligar o motor se ouvirem ruídos inesperados do motor, notarem uma redução na potência do veículo ou virem fumaça.

    A empresa disse que a nova correção do recall está em desenvolvimento.

    A segunda maior montadora norte-americana disse na semana passada que estava fazendo o recall de 142 mil SUVs Lincoln MKC nos Estados Unidos devido a riscos de incêndio e aconselhou os proprietários a estacionar do lado de fora e longe de estruturas até que o reparo do recall seja concluído.

    A Ford disse na semana passada que os revendedores adicionarão um fusível em linha ao circuito de alimentação do sensor do monitor da bateria.