Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gigante holandesa compra controle total do iFood em negócio de R$ 9,4 bilhões

    Acordo, que envolve aquisição de participação de 33%, coloca o iFood sob controle exclusivo da Prosus, investidora holandesa de tecnologia

    Por Toby Sterling, da Reuters

    A investidora de tecnologia Prosus disse nesta sexta-feira (19) que pagará 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 9,4 bilhões) em dinheiro e uma “contraprestação” adicional de até 300 milhões de euros à Just Eat Takeaway.com pela fatia que ainda não detém no iFood.

    O acordo, que envolve aquisição de participação de 33%, coloca o iFood sob controle exclusivo da Prosus, ao mesmo tempo em que dará à Takeaway – que está correndo para alcançar lucratividade – uma injeção vital de capital.

    O preço que a Prosus está pagando pela participação no iFood é aproximadamente metade do valor de mercado atual de toda a Takeaway, a maior empresa de entrega de refeições da Europa.

    “Aumentar nossa participação para o controle total é uma demonstração de nossa abordagem comprometida e disciplinada ao investimento e reflete nossa confiança no potencial de longo prazo do iFood”, disse o presidente-executivo da Prosus, Bob van Dijk, em comunicado.

    A Takeaway, cujas ações perderam dois terços de seu valor no ano passado, há muito procurava vender a participação do iFood, mas não havia conseguido chegar a um acordo.

    O presidente-executivo da empresa, Jitse Groen, disse em agosto de 2021 que recusou uma oferta “inadequada” de 2,3 bilhões de euros pelo iFood de um proponente não identificado, uma vez que as avaliações das empresas de entrega de refeições dispararam em meio à pandemia de Covid-19.

    De acordo com as divulgações nos resultados semestrais da Just Eat Takeaway no mês passado, o iFood teve um prejuízo líquido de cerca de 120 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, embora as vendas tenham crescido 28%.

    O iFood está realizando cerca de 70 milhões de entregas por mês, segundo a Prosus.