Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação ao consumidor dos EUA sobe menos que o esperado em novembro, a 0,1%

    Nos 12 meses até novembro, o índice subiu 7,1%, menor taxa desde dezembro de 2021

    da Reuters

    Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram menos do que o esperado em novembro em meio a quedas no custo da gasolina e dos carros usados, levando ao menor aumento anual da inflação em quase um ano, o que pode abrir caminho para o Federal Reserve começar a reduzir o tamanho de seu aumento dos juros na próxima quarta-feira (14).

    O índice de preços ao consumidor aumentou 0,1% no mês passado, após avanço de 0,4% em outubro, disse o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (13). Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,3%.

    Nos 12 meses até novembro, o índice subiu 7,1%, menor taxa desde dezembro de 2021, mostrando desaceleração em relação ao aumento de 7,7% visto em outubro.

    A taxa anual atingiu um pico de 9,1% em junho, máxima desde novembro de 1981.

    A inflação anual está diminuindo em parte porque os grandes aumentos do ano passado caem fora do cálculo. A postura agressiva da política monetária do Fed também está amortecendo a demanda.

    O relatório foi publicado no dia em que autoridades do banco central dos EUA iniciam sua última reunião do ano. O Fed – no meio do ciclo de altas de juros mais forte desde os anos 1980 – deve elevar a taxa básica em 0,50 ponto percentual na quarta-feira, quebrando uma seqüência de quatro aumentos de 0,75 ponto.

    O chair do Fed, Jerome Powell, disse no mês passado que o banco central poderia reduzir o ritmo dos aumentos “já em dezembro”.

    Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo do índice de preços ao consumidor aumentou 0,2% no mês passado, depois de subir 0,3% em outubro. Nos 12 meses até novembro, o núcleo avançou 6,0%, de 6,3% em outubro.

    Economistas preveem que o Fed elevará sua taxa básica a um nível superior aos 4,6% projetados recentemente, onde pode permanecer por algum tempo. Eles esperam que o banco central eleve sua estimativa para a chamada taxa terminal na quarta-feira.

    O Fed aumentou a taxa de juros em um total de 3,75 pontos este ano, de quase zero para uma faixa de 3,75% a 4%.