CNN Brasil Money

Governo mapeia oportunidades comerciais no Sudeste Asiático; veja quais

Segundo estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria), há grande potencial de o Brasil ampliar as relações comerciais com a Indonésia em setores como agroindústria, têxtil e defesa

Gisele Farias, colaboração para a CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja à Indonésia e à Malásia entre os dias 23 e 28 de outubro, enquanto o governo brasileiro mapeia oportunidades com o objetivo de fortalecer relações e ampliar o comércio entre os países.

Para a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), há cerca de 286 produtos com oportunidades para as exportações brasileiras no mercado indonésio.

Já na Malásia há 274, com necessidade de diversificação da pauta exportadora brasileira, que está concentrada em Minério de ferro, óleos brutos de petróleo e açucares.

Oportunidades em comércio com a Indonésia

Nos últimos anos, o Brasil registrou alta nos negócios comerciais com ambos países. As maiores oportunidades, contudo, estão na Indonésia.

Os principais itens brasileiros exportados para o país são farelo de soja, óleos brutos de petróleo, açúcares e melaço. Já as principais importações pelo Brasil são gorduras e óleos vegetais, calçados e peças automotivas.

Além disso, há investimentos recíprocos em setores como mineração, sucroalcooleiro, papel e celulose, tabaco e têxteis.

Segundo a Apex Brasil, há cerca de 286 produtos com oportunidades para as exportações brasileiras, principalmente nos grupos de:

  • Alimentos e animais vivos;
  • Máquinas e equipamentos de transporte;
  • Materiais em bruto, não comestíveis (exceto combustíveis);
  • Artigos manufaturados.

Comércio com a Malásia

Para a Apex Brasil, são mapeadas 274 oportunidades no comércio entre o Brasil e a Malásia, com destaque para os setores:

  • Óleos combustíveis
  • Alimentos e bebidas
  • Produtos automotivos
  • Fármacos
  • Produtos químicos

O Brasil foi o 17º maior fornecedor da Malásia em 2024, principalmente de Minério de ferro, óleos brutos de petróleo e açucares. Estas commodities representaram 83% do total exportado ao país, o que demonstra a necessidade de diversificar a pauta exportadora brasileira.

Oportunidades em meio a tarifaço

Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria) – que integra a viagem aos países – é estratégico para o Brasil analisar as oportunidades de negócios e a agenda prioritária com outros países, diante das recentes turbulências nas relações comerciais com a aplicação de tarifas pelos EUA.

A delegação brasileira é composta por 94 empresas de setores da indústria e do agronegócio. Segundo o superintende de Relações Internacionais da CNI, Frederico Lamego, o objetivo é ampliar e a variar as oportunidades comerciais com os países.

A primeira parada de Lula é em Jacarta, capital indonésia, onde fará, na quinta-feira (23), uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto. Ambos assinarão atos e memorandos de cooperação entre os dois países.

Já na Malásia, o presidente brasileiro participará de encontros oficiais com representantes do governo do país e assinará, na sexta (25), acordos de cooperação em diversas áreas, com destaque para ciência, tecnologia e inovação, segundo o Itamaraty.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais